UFRPE se destaca entre as melhores instituições do país no Índice de Governança do TCU

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) figura entre as instituições públicas com o melhor Índice Integrado de Governança e Gestão Pública (IGG) do país. De acordo com o levantamento realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), entre as organizações públicas - universidades, institutos, fundações, centros, colégios e escolas - que tiveram seus dados divulgados pelo órgão de controle, a UFRPE foi a 3ª mais bem avaliada em Pernambuco, a 15ª entre todas as instituições de ensino do Brasil e a 5ª do Nordeste.

Entre as universidades, a UFRPE também foi a segunda mais bem avaliada de Pernambuco, a segunda de todo o Nordeste no quesito em Gestão de Pessoas e a quarta do Nordeste em Gestão de Contratos.

Os dados avaliados referem-se ao ano anterior e foram divulgados recentemente. O resultado posiciona a UFRPE entre as instituições públicas melhor avaliadas do país pelo TCU.

Ao todo, foram avaliadas 378 organizações públicas brasileiras.

card com posições da ufrpe

De acordo com o reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, o resultado é reflexo do empenho da UFRPE nas políticas de gestão e governança e compromisso com a administração pública. “Ficamos satisfeitos com os resultados positivos da Instituição em áreas tão relevantes, e vamos focar sempre na melhoria da gestão institucional”, ressalta.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento, Carolina Raposo, acredita que resultados como as boas colocações apontam que a UFRPE está no caminho certo. “Esses resultados traduzem a estratégia que a UFRPE tem adotado, com foco na implantação de boas práticas de governança e aprimoramento da gestão, com a finalidade de melhor atender às demandas sociais”, afirma.

Os resultados do estudo do TCU podem ser acessados no link: https://portal.tcu.gov.br/governanca/governancapublica/organizacional/le...

Desde 2017, o TCU passou a disponibilizar o IGG, índice que é resultado da unificação de levantamentos de governança com foco na gestão pública. O levantamento de informações sobre as instituições públicas passou a ser anual, sendo também utilizado como parte integrante do processo de prestação de contas das instituições. Segundo o TCU, a ação faz parte de um processo de levantamento de informações que busca conhecer melhor a situação da governança no setor público, além de estimular as organizações a adotarem boas práticas de gestão.