Exposição da UFRPE leva crustáceos e moluscos para o zoo

Já ouviu falar em pulga-d’água? Sabe o que é um copépode? Se não, este fim de semana você terá a oportunidade de conhecer de perto esses pequenos animais aquáticos e ainda observá-los em microscópios e aquários. A exposição interativa ocorre na sexta (29), sábado (30) e domingo (31), no Parque Estadual Dois Irmãos, Zona Norte do Recife, onde funciona o zoológico da cidade.

O evento científico é promovido pelo Laboratório de Ecologia do Plâncton da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Leplanc-UFRPE) e também abordará os impactos do derramamento de petróleo, ocorrido há dois anos no litoral brasileiro, nos minúsculos animais e plantas que vivem flutuando na água. A pesquisa teve financiamento do CNPq, por meio do Programa Ecológico de Longa Duração Tamandaré Sustentável (PELD TAMS-UFPE).

imagem de caranguejo em pote de vidroplanctons vistos em microscópioalunos na exposição

O responsável pela mostra, o professor do Departamento de Biologia da UFRPE, Mauro de Melo Júnior, explica que esse trabalho de extensão universitária se propõe a esclarecer as seguintes questões sobre os moluscos e crustáceos: quem são, onde vivem e qual a importância, incluindo uma seção especial com a temática “O Plâncton e o Impacto Invisível do Petróleo”, em referência ao desastre com o óleo no litoral brasileiro em 2019.

Os pequenos crustáceos – e também caracóis (moluscos) – estarão disponíveis para visualização em microscópios, na mesa de exposição ou ainda em pequenos recipientes transparentes. “Com o auxílio de uma fonte de luz (do próprio celular), por exemplo, as crianças e o público em geral vão poder observar a resposta deles à luz”, detalha Mauro Melo.

Além dos animais vivos, a exposição trará ao público exemplares de coleção científica do Leplanc e da Área de Zoologia da UFRPE, conservados em álcool e formol. “Teremos ainda atividades com curiosidades científicas, exibição de pôsteres educativos e estudantes e pesquisadores disponíveis para tirar dúvidas dos visitantes”, diz Mauro Melo.

Saiba mais:

O quê: Exposições Interativas “O Fantástico Mundo dos Crustáceos e Moluscos” e "A Vida em uma Gota D'água"

Onde: Parque Estadual Dois Irmãos

Quando: 29, 30 e 31 de outubro; 12, 13 e 14 de novembro; 10, 11 e 12 de dezembro

card informativo