JavaScript não suportado

 

Creatina e treinamento contribuem para saúde da mulher idosa

 O artigo Efficacy of Creatine Supplementation Combined with Resistance Training on Muscle Strength and Muscle Mass in Older Females: a Systematic Review and Meta-Analysis (Eficácia da suplementação de creatina combinada com treinamento de resistência na força muscular e massa muscular em mulheres idosas: uma revisão sistemática e meta-análise) foi publicado na revista científica internacional Nutrients. A professora de Educação Física Carla Caroliny de Almeida Santana, do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE, é uma das autoras.

O artigo faz uma revisão da literatura e resume as evidências científicas disponíveis sobre a suplementação de creatina, junto com o treinamento de resistência em mulheres idosas. Além disso, apresenta meta-análises na força muscular e massa muscular para determinar, com poder estatístico adequado e maior certeza, se a suplementação de creatina mais o treinamento de resistência tem efeitos anti-sarcopênicos (atrasar o processo de perda de massa muscular) em mulheres idosas.

O estudo constatou que a perda de massa muscular é frequente em mulheres, durante o processo de envelhecimento. Os resultados também apontaram que a creatina mais o treinamento de resistência ajudam a melhorar a força muscular em idosas, num período de pelo menos 24 semanas.

Esta publicação é fruto do projeto de mestrado da nutricionista Ellem Eduarda Pinheiro dos Santos (autora principal do artigo) em parceria com pesquisadores brasileiros e internacionais das áreas de Nutrição, Fisioterapia e Educação Física.

Link de acesso ao artigo AQUI! (SEGUE ARTIGO EM ANEXO)

Quem são os autores e as autoras:

Ellem Eduarda Pinheiro dos Santos; Rodrigo Cappato de Araújo; Darren G. Candow; Scott C. Forbes; Jaddy Antunes Guijo; Carla Caroliny de Almeida Santana; Wagner Luiz do Prado e João Paulo Botero.

Mais informações

Profa. Carla Caroliny de Almeida Santana - carla.caroliny@ufrpe.br