A Gestão da UFRPE, o Comitê de Prevenção e Monitoramento à Covid-19 e o Instituto para a Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD/UFRPE) vêm reforçar à comunidade universitária a necessidade de cuidados com a variante Ômicron, que provoca cenário de alta transmissibilidade, com aumento exponencial do número de casos confirmados de pessoas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e das lotações de leitos de enfermarias (urgência/emergência) e Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), sobretudo em Pernambuco.
Embora os casos mais graves predominem entre pessoas idosas, com comorbidades e não vacinadas, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a doença tem acometido milhares de indivíduos diariamente. No momento, mais da metade da equipe gestora da Instituição se encontra positivada e isolada, em trabalho remoto.
A situação do Brasil é preocupante, uma vez que ocupamos o 2º lugar em número de letalidade e 3º lugar em relação à velocidade com que novos óbitos ocorrem. De acordo com informações do IRRD, nas últimas três semanas de janeiro, foram mais de 18.000 novos casos de Covid-19 confirmados em Pernambuco. Os dados – obtidos a partir de análises de gráficos, mapas e operações matemáticas e computacionais – evidenciam cenário de agravamento da Pandemia na Região Metropolitana do Recife. Nessa perspectiva, recomenda-se a manutenção das medidas de isolamento e biossegurança. Mais informações sobre a Pandemia disponíveis em: irrd.org./covid-19
Até o momento, o Brasil vacinou aproximadamente 17% da população com a terceira dose e o Estado de Pernambuco registra que apenas 25,17% do(a)s pernambucano(a)s tomaram a dose de reforço (Boletim da SES/PE - 2/02/2022). Com a alta transmissibilidade da Ômicron, torna-se necessário aumentar o número de pessoas vacinadas com a terceira dose e acelerar a vacinação das crianças para garantir a imunização desse grupo, considerando o aumento de hospitalizações infantis, no contexto de retorno às aulas nas escolas e universidades.
Mesmo vacinado(a), é fundamental manter o uso de máscaras – de preferência N95/PFF2), realizar a higienização das mãos/objetos com frequência, evitar aglomerações – eventos, reuniões, festas, shoppings, manter o distanciamento social e, sempre que possível, optar por ambientes com ventilação natural para realização de suas atividades.
Em caso de suspeita ou com sintomas gripais ou de Covid-19, realizar a testagem, por meio do agendamento, no dia anterior, pelo https://testecovid19.recife.pe.gov.br
Considerando que a ampla testagem da população é uma das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o enfrentamento da Covid-19, e que vem aumentando o número de servidores da UFRPE com testes positivados que se encontram isolados e trabalhando de forma remota, a UFRPE disponibiliza orientações e encaminhamentos para teste. Mais informações pelo email: testagem.covid@ufrpe.br.