Episódio de Podcast do projeto de extensão da UFRPE e da UFPE aborda a participação dos indígenas na independência

Neste quinto episódio do podcast "NO RECREIO", que foi ao ar na ultima segunda-feira (07/02) contamos com a pergunta enviada por Maciel Carneiro que é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, o IFPE e dá aulas de História para todos os anos do ensino médio. Quem vai responder a pergunta é a professora historiadora Maria Regina Celestino de Almeida, referência nacional nos estudos sobre História dos povos indígenas; pesquisadora do CNPQ e atua na graduação e na pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense. A professora é autora de dezenas de artigos, capítulos e livros.

A nossa indicação de material didático neste episódio é o livro digital do professor Gersem Baniwa, editado pela UNESCO e pelo Ministério da Educação em 2006. O professor Gersem José dos Santos Luciano é indígena do povo Baniwa, de São Gabriel da Cachoeira (AM) e por esta razão ele é mais conhecido como Gersem Baniwa. Ele é doutor em antropologia e professor associado no Departamento de Educação Escolar Indígena da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. É liderança indígena reconhecido nacional e internacionalmente. Sua obra que aqui indicamos chama-se "O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje". Você pode usar o Google para encontrar o livro ou ir até nosso site e baixá-lo.

No site também foi divulgado o acesso às palestras desse grande intelectual dos povos indígenas do Brasil, gravadas no Youtube. Para mais informações e escutar esse epsodio e outros, acesse: www.norecreiopodcast.wordpress.com