Aluno de doutorado da UFRPE ganha prêmio de melhor tese na França

Leandro Nolé Eduardo foi estudante da UFRPE desde a graduação (2012–2016), tendo cursado o mestrado (2016–2017) e o doutorado (2017-2021) no Programa de Pós-Graduação em Recursos Pesqueiros e Aquicultura, onde foi orientado pela Professora Flávia Lucena-Frédou. Em seu doutorado, Leandro desenvolveu um trabalho inovador, focando na biodiversidade e ecologia de peixes que vivem nas profundezas dos oceanos. Como exemplo, foram descobertas inúmeras espécies que até então não haviam sido registradas no Brasil, assim como padrões ecológicos de relevância mundial. Sua pesquisa foi realizada em parceria com o NUPEM-UFRJ (Michael Mincarone) e em cotutela com a Universidade de Montpellier (França) (Arnaud Bertrand), que é considerada centro de excelência mundial em estudos de ecologia, onde realizou seis meses de estágio doutorado-sanduíche, financiado pelo Programa Capes PrInt-UFRPE.
O doutorando também participou do evento Diálogo Nobel Brasil em 2021, organizado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Nobel Prize Outreach – braço de comunicação da Fundação Nobel, em colaboração com o Instituto Serrapilheira, que tinha como proposta promover discussão sobre a importância da ciência para a sociedade e de políticas públicas baseadas no conhecimento científico, além de inspirar estudantes brasileiros a perseguirem carreiras científicas. Na época ele foi selecionado pelo destaque nos critérios de histórico científico, excelência acadêmica e fluência na língua inglesa, entre 170 indicações de 90 universidades brasileiras.
Nesta semana, Leandro foi agraciado com o Prémio de Tese do Instituto Oceanográfico de Monaco 2022, que premia o melhor trabalho em ciências marinhas de todo território francês. Leandro recebera a premiação em um evento presidido por Alberto II, príncipe soberano do principado do Mónaco. Além disso, como parte da premiação, Leandro ganha o direito de participação em um clube internacional exclusivo para pesquisadores laureados, onde é criada oportunidades de comunicação e colaboração com empresas no domínio do desenvolvimento sustentável e impactos sobre o oceano.