UFRPE realiza primeira Colação de Grau Unificada após retorno das atividades presenciais

colação de grau ufrpe

A UFRPE realizou, na última segunda-feira (4/04), no Teatro Guararapes, em Olinda, a Solenidade de Colação Unificada referente aos semestres letivos 2020.2 e 2021.1. Ao todo, 389 profissionais de 39 cursos da UFRPE receberam o grau superior na cerimônia, que iniciou por volta das 18h. Essa foi a primeira Solenidade de Colação de Grau Unificada realizada na modalidade presencial pela UFRPE desde o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020.

Estudantes do campus Dois Irmãos/Recife, da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA) e da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec) receberam o grau superior durante a solenidade.

"Para além da importância que uma solenidade de Colação de Grau possui, com a outorga do grau superior aos novos profissionais que estão se formando, essa cerimônia de hoje tem um significado muito especial para mim. É uma celebração da vida, da resistência das universidades, da defesa da Ciência, da importância do Ensino Superior", destacou o reitor Marcelo Brito Carneiro Leão.

Em sua fala, o reitor da UFRPE sensibilizou os novos profissionais a se comprometerem com a construção de uma sociedade mais justa. “Além de buscar o sucesso pessoal de cada um de vocês, peço que não deixem de lado a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Penso que o sucesso individual e o comprometimento com um mundo melhor não são coisas excludentes”, enfatizou.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Maria do Socorro de Lima Oliveira, afirmou que a solenidade de Colação de Grau realizada representa o resultado de um esforço conjunto. Professores(as), coordenações de curso, equipes técnicas e de suporte estiveram comprometidas durante a pandemia da Covid-19, a fim de que os profissionais pudessem se formar com qualidade.

“Foi um esforço coletivo de muitas pessoas, mas queria destacar que o maior trabalho foi realizado pelos próprios estudantes. Eles se comprometeram com o seu próprio aprendizado e mostraram para nós que todo esse esforço valeu a pena”, destacou a pró-reitora de Ensino de Graduação.

A pró-reitora ressaltou ainda que o ano letivo de 2020 representou uma importante conquista para a UFRPE, pois foi registrado um aumento de 38% no número de profissionais diplomados em relação ao ano de 2019.

“O trabalho realizado ao longo da pandemia foi muito bem feito, mesmo com falhas e dificuldades pontuais que são próprias do ensino remoto. O aumento na diplomação, por exemplo,  é um motivo de orgulho e felicidade para todos nós que fazemos parte da UFRPE”,

A solenidade foi realizada obedecendo aos protocolos sanitários necessários. Apenas pessoas com passaporte vacinal em dia puderam entrar nas dependências do Teatro dos Guararapes. O uso de máscaras de proteção também foi exigido.

Confira abaixo algumas imagens da Colação de Grau Unificada UFRPE.

colação de grau