UFRPE e Suape lançam estação avançada de sustentabilidade

A UFRPE e o Porto de Suape, por meio de convênio de cooperação técnica, lançaram, nesta terça-feira (17), a Estação Suape-UFRPE de Sustentabilidade (Esus). A estação avançada de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Universidade funcionará nas instalações da estatal portuária, tendo como fortalecer a criação de soluções para temas complexos nas áreas de engenharia, tecnologia ambiental, biotecnologia, agroecologia e responsabilidade social, além de ações para redução de custos no desenvolvimento de projetos.

O lançamento da Esus foi oficializado com a assinatura de ordem de serviço durante solenidade no Centro Administrativo de Suape, da qual participaram o diretor-presidente da estatal portuária, Roberto Gusmão; o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da empresa, Carlos Cavalcanti; o reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão; docentes e pesquisadores da instituição, além do corpo técnico do atracadouro.

Situado no 5º andar da sede de Suape, o espaço foi reformado e adaptado às necessidades institucionais, estando apto a receber o mobiliário e os equipamentos.

Pelo acordo de cooperação, coube ao Porto de Suape ceder o espaço físico para as instalação da Esus no complexo e prover os recursos para o desenvolvimento de projetos. Também fica sob responsabilidade do atracadouro elaborar e submeter propostas de editais para a captação de recursos em parceria com a universidade, bem como estreitar o relacionamento com as empresas instaladas no complexo industrial portuário com a finalidade de compartilhar serviços, experiências e informações. De acordo com o diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão, a parceria com a UFRPE ampliará o leque de soluções tecnológicas e socioambientais para reduzir custos e aperfeiçoar processos nas ações estratégicas. “Essa parceria reforça a importância do Porto como um projeto de estado. Se temos, de um lado, riqueza e emprego qualificado e, do outro, fome e desemprego, precisamos investir em soluções para a redução das desigualdades, com os futuros profissionais oriundos da universidade sendo agentes de desenvolvimento social”, pontuou.

O reitor da universidade, Marcelo Carneiro Leão, destacou que a instalação da Esus em Suape é fundamental para o progresso da inovação nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão, que podem contribuir para a criação das estratégias de desenvolvimento para Pernambuco. Para o gestor, é dever da universidade atuar ao lado da sociedade, por meio da parceria entre academia, governo, empresas e terceiro setor. “É uma alegria hoje formalizar essa ideia,  explorarmos essa janela de oportunidades da UFRPE, que possui ciências agrárias, engenharias e cursos de tecnologias e computação”, enfatizou. Dois eixos relevantes para os projetos na nova estação, de acordo com o reitor, são a sustentabilidade e a saúde única, que trata da saúde humana, animal e ambiental de forma integrada.

O coordenador de Monitoramento e Licenciamento Ambiental de Suape, Rodrigo Xavier, também ressaltou sobre a relevância da estação da UFRPE no Porto. “Além de ensino de excelência, a universidade tem como marca o desenvolvimento sustentável, bem como soluções inovadoras para problemas socioambientais. Sua presença aqui será valiosa para a dinâmica econômica, ambiental e social do complexo portuário”, ponderou.

PARCERIA - A colaboração entre Suape e UFRPE teve início com a assinatura de um protocolo de intenções em 2021, para a viabilização de conjunto de projetos acadêmicos de ensino, extensão, pesquisa, desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação. Entre eles está o projeto Megamar, que vem estudando a diversidade e abundância relativa da megafauna presente no ecossistema marinho da região. Essa parceria faz parte do Programa Suape Sustentável, que fomenta ações e projetos integradores voltados para a área ambiental, assim como soluções tecnológicas para o complexo industrial portuário.