Recife recebe Congresso Nacional de Pesquisadore(a)s negro(a)s

Com correalização de UFPE, UPE, UFRPE, Unicap e IFPE Sertão, o congresso acontece de forma multicentralizada

De 11 a 16 de setembro, Recife vai sediar a 12ª edição do Congresso de Pesquisadores/as Negros/as, o COPENE. O evento pretende reunir intelectuais, professores/as, pesquisadores/as e estudantes das mais diversas instituições acadêmicas de todas as regiões do Brasil e da América Latina, ativistas dos movimentos sociais e convidados estrangeiros. As inscrições para participação no COPENE estão abertas: para submissão de trabalhos nas sessões temáticas, o prazo (que se encerraria nesta semana) foi prorrogado para 27 de junho. As inscrições para as demais atividades serão posteriormente divulgadas nas redes do congresso. Mais informações sobre a programação do 12º COPENE podem ser obtidas acessando o site copene2022.abpn.org.br. e pelo Instagram @copenenacional.

O evento será realizado de maneira híbrida. As Sessões Temáticas (que equivalem aos Grupos de Trabalho - GTs), as Mesas Redondas, os Minicursos e as Oficinas serão realizadas remotamente. Demais atividades acontecerão de maneira presencial – tais como as apresentações culturais, o encontro do Fórum Nacional de Articulação de Psicólogos/as Negros/as e Pesquisadores/as (ANPSINEP), a reunião do Fórum Nacional de Professores/as Africanos/as no Brasil e o Fórum de Educação Básica. Para estas e demais atividades presenciais, a fim de garantir os protocolos de biossegurança, haverá o controle e segurança da circulação de pessoas até 70% da ocupação das instalações.

Sobre o 12º COPENE

O COPENE é um encontro que tem como um dos seus objetivos constituir-se enquanto espaço de divulgação, circulação e promoção da produção científica dos/as pesquisadores/as negros/as e de estudiosos/as das temáticas vinculadas à população negra. A proposta é que tal difusão se dê sob a perspectiva do diálogo entre os povos africanos e da Diáspora, com vistas aos debates e reflexões acerca da intelectualidade negra nos diferentes campos e áreas do conhecimento científico e do saber.

É também um evento que atua sob a perspectiva da resistência, do enfrentamento e do combate às diversas formas de racismo, de forma particular a segregação dos negros e negras nos espaços sociais e na produção acadêmica. Recife foi a primeira cidade a sediar um Copene, em 2000, e agora volta a receber o evento 22 anos depois.

A cidade do Recife ocupa uma posição estratégica simbólica de inspiração de enfrentamento a esse cenário, pois expressa a luta pioneira de Zumbi, Dandara, Aqualtune e de tantas outras pessoas inspiradoras para o combate às diferentes opressões. Por outro lado, a capital do mangue também expressa as origens do Congresso de Pesquisadores/as Negros/a, quando sediou sua primeira edição (em 2000) chamando a atenção para a diversidade, o crescimento numérico e a qualidade da produção da intelectualidade negra, assim como a persistência de barreiras e a ausência de suporte ao desenvolvimento de pesquisas pretendidas pelos/as pesquisadores/as negros/as.

Tendo como temática central "Democracia, Poder e Antirracismos: avanços e retrocessos legais e ações institucionais”, o evento aponta para a exigência de consolidar a contínua reflexão presente em todos os congressos anteriores acerca da produção de intelectuais negros/as no campo da ciência brasileira e das sociedades científicas. Além disso, pauta-se a necessidade do enfrentamento aos ataques ao Estado de Democrático de Direito, expressos pelo golpe em 2016 e agravados com as crises políticas e institucionais intensificadas pelas crises sanitárias e humanitárias provocadas pela epidemia de COVID 19. Este contexto vem interrompendo processos de consolidação de direitos demandados pela ação dos movimentos sociais negros contemporâneos no Brasil. Novas estratégias e ações institucionais articuladas se apresentam indispensáveis, principalmente reafirmando a presença da intelectualidade negra na definição de novo projeto de nação e da própria democracia brasileira.

O Congresso é uma iniciativa da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. A ABPN é uma associação civil, sem fins lucrativos, filantrópica, assistencial, cultural, científica e independente, tendo por finalidade o ensino, pesquisa e extensão acadêmico-científica sobre temas de interesse das populações negras do Brasil.

A 12ª edição do COPENE conta com a correalização do Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros - CONNEABs e da rede de universidades pernambucanas composta pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE,  Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Universidade de Pernambuco - UPE, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP e Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFPE Sertão.

12º COPENE - Congresso Nacional de Pesquisadores/as Negros/as

Data: 11 a 16 de setembro de 2022, em Recife (evento híbrido)

Submissão de trabalhos para Sessões Temáticas até 27 de junho

Informações: https://www.copene2022.abpn.org.br/ e Instagram @copenenacional