JavaScript não suportado

 

Projeto de extensão do LMI Tapioca é apresentado em Berlim nesta quarta (8/06)

O jogo educativo Cartas Contra o Planeta é parte de um projeto de extensão do Laboratório Misto Interdisciplinar TAPIOCA, cuja iniciativa foi financiada pelo Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento da França (IRD). O jogo será uma das atrações do festival re:publica, que acontece em Berlim, na Alemanha.

O jogo Cartas Contra o Planeta chega à Berlim, na semana de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. A novidade é extremamente importante para este momento em que são levantadas questões em torno dos fenômenos ambientais e que visam combater os desafios climáticos do mundo.

Criado em 2020, o jogo foi idealizado por Cristiano Lopes, mestrando no programa de Recursos Pesqueiros e Aquicultura (PPG‐RPAq/UFRPE) e membro do LMI Tapioca, e por Ricardo Ruiz, membro executivo da Global Innovation Gathering e idealizador da DoutorSocrates. Os conteúdos das cartas foram construídos por meio de um projeto de extensão do grupo de pesquisa em Ciências do Mar LMI TAPIOCA e contou com o financiamento do IRD. 

No re:publica, Cartas Contra o Planeta será apresentado no dia 8 de junho, por Ricardo Ruiz e Saad Chinoy - desenvolvedor de jogos (chefe geek) de Singapura, que juntos irão mediar e facilitar o jogo durante o encontro. 

Como funciona o jogo Cartas Contra o Planeta? 

Cartas Contra o Planeta é um jogo de cartas desenvolvido para ampliar o debate sobre as causas e as consequências da ação humana no clima. Os conteúdos das cartas retratam acidentes, catástrofes entre outros fenômenos antrópicos que impactam o meio ambiente. Mas também retratam iniciativas que buscam mitigar ou reverter os danos ambientais. Cartas Contra o Planeta é um jogo de estratégia para multijogadores colaborativos que apresenta os problemas que o planeta enfrenta com a atividade humana. 

As cartas estão separadas em oceanos, que são embaralhadas e colocadas para baixo no monte. Existem as Cartas Contra o Planeta (cartas brancas) e as Cartas a Favor do Planeta (cartas pretas). O jogo é baseado em pontuação e pautado na estratégia de

retirar a carta de poluição da mesa. As Cartas a favor do Planeta devem mitigar o problema exposto na carta. Vence o jogo quando todas as cartas contra o planeta são retiradas da mesa. 

Juntos, os jogadores encarnam a Terra e viram cartas para mitigar a poluição causada no ar, no solo e nos oceanos. Cards Against the Planet é um jogo sobre o meio ambiente que obriga os jogadores a enfrentar as ameaças das mudanças climáticas globais. 

O jogo foi construído com a licença Creative Commons (CC BY-SA 4.0) e pode ser baixado e compartilhado no site do projeto. Os desenvolvedores criaram um manual de como baixar e imprimir o jogo da sua própria casa ou escola. E como está em desenvolvimento, aguardam sugestões para melhoria da sua jogabilidade! Quer jogar contra a poluição e salvar o Planeta? Acesse: https://cardsagainsttheplanet.com/home/