Pesquisadores promovem capacitação em apicultura e produção de produtos em Tamandaré

A Escola de Referência de Ensino Médio de Tamandaré (Erem) recebe, entre os dias 05/07 e 08/07, Cursos de Capacitação em Apicultura e de Produção de Cosméticos artesanais com produtos das abelhas. A ação é uma parceria entre a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf). Para o curso de Apicultura, o público-alvo são os apicultores locais e para o de produção de cosméticos, adolescentes e jovens entre 15 e 26, da região da Mata Sul de Pernambuco.

Renata Valéria Gomes, professora do Departamento de Zootecnia da UFRPE, ministra o curso sobre Apicultura e destaca a importância deste tipo de atividade: “As atividades estão favorecendo o crescimento e desenvolvimento da atividade apícola da região, a capacitação profissional oportunizando a geração de renda, trabalho decente e a redução da pobreza”.

A economia das abelhas vai além do mel produzido. Ceras, própolis, velas, objetos de decoração, as possibilidades são variadas, de acordo com a professora Maria Sarmento, do Departamento de Química da UFRPE. “Assim como a complexidade envolvida na sociedade das abelhas, há uma gama de potencialidades de produtos que podem ser elaborados e comercializados”, afirmou.

As ações da parceria entre UFRPE e a Codevasf têm promovido o desenvolvimento da apicultura e assegurado a equidade de acesso à educação de qualidade, por meio da capacitação profissional.