UFRPE e Prefeitura do Recife assinam convênio para realizar censo da população de rua

A Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE) e a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) firmaram, nesta quinta-feira (07/07), um convênio para realização do Censo da População de rua do Recife. O Instituto Menino Miguel (IMM) da UFRPE e a Secretaria de Assistência Social da PCR ficarão à frente dos trabalhos.

O Coordenador do Instituto, professor Humberto Miranda, explicou os objetivos do convênio: “Nosso convênio busca que o Recife tenha um censo atualizado, organizado através de metodologias científicas, em diálogo com os movimentos sociais e com as organizações da sociedade civil, o que é muito importante. Isso tudo fará com que além de ser um censo fundamentado, qualificado, nós teremos um censo legitimado pela própria população de rua”.

A docente Raquel Uchôa, do Observatório da Família do IMM, afirma que é necessário ir além da contagem para melhor compreender o contexto das pessoas que vivem em situação de rua: “Recife vem de uma experiência de duas contagens da população em situação de rua, uma realizada em 2019 e outra em 2021 e perspectiva é o aprofundamento deste processo. A complexidade que envolve os sujeitos em situação de rua, só a contagem não basta, a informação precisa ser mais qualificada para podemos pensar políticas públicas que atendam estas pessoas”.

A professora ainda destacou a importância deste convênio para a população de rua: “este convênio tem uma importância e um significado, neste momento histórico, onde a sociedade inteira é afetada por uma situação de pandemia, mas a situação destes sujeitos se torna ainda mais aguda e com demandas ainda mais urgentes”, finalizou.