UFRPE abriga lançamento do Censo da População de Rua do Recife nesta quinta (18/08)

A UFRPE recebe, nesta quinta-feira (18/08), representantes de movimentos sociais e pessoas em situação de rua envolvidas com o Censo da População de Rua do Recife, parceria da Universidade com a Prefeitura da Cidade do Recife. O evento marca a inauguração do projeto, que tem apoio do Movimento de População de Rua do Recife, e tem início pela manhã, no Anfiteatro do Centro de Ensino de Graduação (Cegoe), estendendo-se com grupos de trabalho e dinâmicas ao longo do dia.

A ação fintegra a programação da Semana de Luta da População de Rua, que destaca o Censo como açãa inédita que visa a fortalecer as políticas públicas voltadas para a população de rua da capital de Pernambuco. O Instituto Menino Miguel da UFRPE será o responsável por conduzir os trabalhos, sob a coordenação da professora Raquel Uchoa.

De acordo com o diretor do Instituto, Humberto Miranda, o Censo se apresenta como uma parceria inovadora de impacto, que fortalece o compromisso social da UFRPE com a sociedade.

O convênio, assinado em julho, permitirá que o Recife tenha um censo atualizado, organizado através de metodologias científicas, em diálogo com os movimentos sociais e com as organizações da sociedade civil. Ou seja, para muito além de uma simples contagem numérica, as ações permitirão que o trabalho seja fundamentado, qualificado e legitimado pela própria população de rua.

.De acordo com a professora Raquel Uchôa, diante da complexidade que envolve os sujeitos em situação de rua, só a contagem não basta, a informação precisa ser mais qualificada para que se pensem políticas públicas em atenção a essas pessoas.