Trabalho sobre permanência de estudantes com deficiência é destaque na UFRPE

No dia 05 de outubro, a estudante Maria de Fátima Costa Pereira, do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, recebeu por unanimidade a nota máxima na defesa do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).  A aluna, que tem deficiência auditiva, enfrentou diferentes desafios, mas concluiu seu curso defendendo o trabalho intitulado “O ACESSO E A PERMANÊNCIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NUMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL”, sob a orientação da professora Maria do Rosário de Fátima Amorim. O trabalho teve por objetivo investigar como se dá a inclusão das pessoas com deficiência em uma instituição pública federal.

A professora Emmanuelle Chaves e Waydja Correia, do corpo técnido da UFRPE, integraram a banca examinadora e destacaram a grande qualidade da produção acadêmica da discente. Durante sua fala, a discente colocou a importância da acessibilidade atitudinal por parte dos professores e colegas de classe e o apoio recebido pelo Núcleo de Acessibilidade durante toda a sua formação.

A estudante também destacou a relevância das políticas de inclusão no ensino superior afirmando que foi através da criação da política de cotas para pessoas com deficiência, (Lei nº 13. 409/2016) que a estudante conseguiu ingressar na instituição e concluir seu curso com sucesso.

Waydja Correio falou sobre a representatividade do trabalho: “a defesa do trabalho de conclusão dessa estudante representa uma conquista importante para os discentes, e também para a Universidade, pois mostra o esforço e a dedicação dos discentes com deficiência, dos docentes, da gestão superior e técnicos comprometidos em garantir a inclusão de estudantes com deficiência durante toda a sua trajetória acadêmica, assegurando educação de qualidade a todos”, finalizou.