JavaScript não suportado

 

Pesquisador da UFRPE vence Grande Prêmio CAPES de Tese

 A CAPES divulgou nesta segunda-feira, 7 de novembro, os três vencedores do Grande Prêmio CAPES de Tese. Os nomes dos autores e seus respectivos orientadores e eventuais coorientadores foram publicados no Diário Oficial da União, como parte do resultado final do Edital nº 11/2022, que traz ainda os títulos das teses, os programas de pós-graduação (PPG) aos quais os pesquisadores são vinculados e a área de avaliação à qual o PPG pertence.

O Grande Prêmio Marta Vannucci, do Colégio Ciências da Vida, será entregue a Cihelio Alves Amorim, do PPG em Biodiversidade da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Ele é autor da tese Florações algais no estado de Pernambuco: causas, consequências e controle, trabalho no qual foi orientado por Ariadne do Nascimento Moura e coorientado por Ênio Wocily Dantas. A área de avaliação do PPG é Biodiversidade.

A categoria referente ao Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar, o Grande Prêmio Cândido Rondon, foi vencida por Marcos Marques Formigosa, pesquisador do PPG em Ensino da Universidade do Vale do Taquari (Univates) e autor da tese As etnomatemáticas de alunos ribeirinhos do Rio Xingu: jogos de linguagem e formas de resistência. A área de avaliação do PPG é Ensino. A pesquisadora Ieda Maria Giongo foi a orientadora.

Já o Grande Prêmio Carmen Portinho, de Humanidades, será de Adriano Souza Senkevics, do PPG em Educação da Universidade de São Paulo (USP), da área de avaliação de Educação. Ele é o autor da tese O acesso, ao inverso: desigualdades à sombra da expansão do ensino superior brasileiro, 1991-2020, trabalho no qual recebeu orientação de Marília Pinto de Carvalho.

Os nomes das categorias são homenagens a cientistas ilustres, brasileiros ou que viveram no Brasil, e já tenham falecido. Marta Vannucci teve uma trajetória pioneira na ciência. Foi precursora da oceanografia no País e a primeira mulher membra-titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Cândido Rondon, engenheiro e marechal sertanista, atuou na integração do oeste e norte do Brasil, na defesa dos povos indígenas, pela abolição da escravatura e implantação da república no País. Já Carmen Portinho foi fundamental na luta pelo direito ao voto das mulheres. A entrega das honrarias ocorrerá em dezembro.

Sobre a premiação
Prêmio CAPES de Tese reconhece as melhores teses de doutorado das 49 áreas do conhecimento. Os autores dos trabalhos selecionados receberão bolsa de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, certificado e medalha. Seu orientador ganhará um prêmio no valor de até R$3 mil, além de certificado, que também será oferecido aos coorientadores e ao programa de pós-graduação.

Dos 49 vencedores, três recebem o Grande Prêmio, que concede uma bolsa para estágio pós-doutoral em instituição internacional, por até 12 meses, certificado e troféu. Cada orientador recebe premiação de R$9 mil para participar de congresso internacional e certificado de premiação, que também será entregue aos coorientadores e ao programa de pós-graduação. Parceiras da CAPES, a Fundação Carlos Chagas e a Dimensions Sciences oferecem prêmios adicionais.

FONTE: Redação CGCOM/CAPES