Pesquisadores da UFRPE registram, após 50 anos, a presença de sapos da espécie Frostius pernambucensis

As equipes de herpetologia, do Programa de Biodiversidade (PPBio) Mata Atlântica (sítio Dois Irmãos) e do Laboratório de Herpetologia e Paleoherpetologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) registraram, pela primeira vez, depois de 50 anos, a presença de sapos pertencentes a espécie Frostius pernambucensis no Parque Estadual Dois Irmãos.

A espécie pertencente à família Bufonidae, foi descrita para ciência em 1962 (Bokermman, 1962) tendo como localidade o Parque Estadual de Dois Irmãos. Não obstante, após o referido registro, mesmo com várias pesquisas sobre a herpetofauna no local, não houve mais registro do animal. Os pesquisadores, inclusive, discutiram, em certo momento, sobre uma possível extinção do espécime no local.

Essa espécie tem seu ciclo de vida associado a bromélias, onde se reproduzem. Os Frostius pernambucensis usam a água acumulada nas plantas para depositar e desenvolver suas larvas. São animais pequenos chegando a medir 26,15 mm e com uma massa de 1,5g.

Só há duas espécies pertencentes a esse gênero no Brasil e ambas consideradas, recentemente, endêmicas do Nordeste. Em Pernambuco, a espécie foi registrada pontualmente em outros pequenos fragmentos, sendo a área do PEDI o maior fragmento (mais de 1000 há) de Floresta Atlântica urbana, protegido por Unidade de Conservação no Estado.

O registro foi feito pelos alunos Emerson Gonçalves Dias, Priscila Santana Silva, coordenado pela Professora Ednilza Maranhão dos Santos e o professor Geraldo Moura, em 15/12/2014, durante atividade de busca noturna na checagem de armadilhas em um dos pontos do módulo Rapeld (metodologia desenvolvida para estudo da biodiversidade).

Durante as buscas foi utilizada a gravação de anuncio de espécime da Bahia, através de Playback, e com isso foi possível ouvir o chamado de indivíduos e coletar espécimes vocalizando em arbusto a cerca de 3m de altura.

Este registro é considerado de grande relevância para o Parque Estadual de Dois Irmãos, e uma maior atenção deve ser dada a proteção e conservação dessa floresta, considerada um dos remanescentes urbanos mais importantes. A presente espécie, até o momento encontra restrita a uma pequena área considerada mais conservada do PEDI.

[[{"fid":"487","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","attributes":{"style":"font-size: 13.0080003738403px; line-height: 1.538em; background-color: transparent;","class":"panopoly-image-original media-element file-default"},"link_text":null}]]