JavaScript não suportado

 

Professora da UFRPE lança livro sobre possibilidades para um fazer historiográfico

Três eixos temáticos são abordados, baseados no campo do Patrimônio Cultural e suas múltiplas interpretações nos estudos históricos

capa do livroNeste sábado (23/01), às 14h, será lançado, de forma virtual, o primeiro livro da Coleção História, Arqueologia, Memória e Patrimônio Cultural. Idealizado pela professora da UFRPE Ana Lúcia do Nascimento Oliveira, a obra, de 24 capítulos, reúne textos com relatos de pesquisas e/ou práticas pedagógicas de estudantes e ex-estudantes da graduação e do programa de Pós-graduação em História da UFRPE.

Entre “bricolagens” e narrativas: possibilidades para um “fazer” historiográfico apresenta o conceito de “Bricolagem”, utilizado ao longo do tempo em diferentes áreas das Ciências Humanas, mas que, nessa obra, remete ao conceito proposto por Michel de Certeau, ao defender que a união de vários elementos culturais, unidos e sistematizados, possibilita a criação de algo novo.

Após o lançamento virtual, por meio de transmissão no Google Meet: https://meet.google.com/hji-okzy-tnp, o livro será distribuído gratuitamente em formato impresso nas redes de bibliotecas de diferentes entidades acadêmicas públicas e privadas no Brasil e nos países de Língua Portuguesa. Além disso, também será disponibilizado na versão e-book no site da Editora Fi (www.editorafi.org.) e nos de portais de leitura gratuita na internet.

Dividido em três eixos temáticos: I – Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial e Ensino de História; II – Patrimônio Cultural, Cultura Popular e Memória; III – Patrimônio Cultural e História Colonial, o livro oferece ao leitor diferentes apropriações de temas e abordagens que podem ser adotadas no fazer historiográfico, oferecendo a possibilidade de viajar por diferentes universos, que de alguma forma, dialogam entre si.

Ao tratar sobre o campo do Patrimônio Cultural e suas múltiplas interpretações nos estudos históricos, a obra busca consolidar sua importância para a historiografia, fornecendo subsídios para o entendimento do espaço que este campo ocupa na pesquisa. Com isso, os leitores irão vivenciar narrativas que mostram a importância desse campo na construção do saber/fazer historiográfico.

IDEALIZADORA DA OBRA

professora ana nascimentoA professora Ana Nascimento, como é comumente chamada, tem Pós-Doutorado em História pela Faculdade de Letras do Porto - PT (FLUP), e Doutorado, Mestrado e Graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Iniciou sua vida acadêmica no Laboratório de Arqueologia da UFPE como Técnica em Assuntos Culturais e como Arqueóloga. Foi Professora da disciplina de Pré-História na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) no Curso de Licenciatura em História. Atualmente é pesquisadora coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológica (NEPARQ) da UFRPE e docente dos Programas de Pós-Graduação em História da UFRPE e da Universidade Católica (UNICAP). Dra. Ana Nascimento desenvolve pesquisas nas áreas de História, Arqueologia, Memória e Patrimônio Cultural.