JavaScript não suportado

 

[G1 PE] Universidades em Pernambuco mantêm aulas remotas apesar de liberação para atividades presenciais

Universidades em Pernambuco mantêm aulas remotas apesar de liberação para atividades presenciais

Anúncio de retomada foi feito pelo governo do estado na segunda (31). Instituições como UFPE e UFRPE devem seguir prazos já estabelecidos de ensino a distância.

Por G1 PE

 



Campus Recife da UFPE — Foto: Ascom UFPE/Divulgação

Campus Recife da UFPE — Foto: Ascom UFPE/Divulgação

Apesar de o governo de Pernambuco liberar a retomada do ensino superior no dia 8 de setembro, instituições como a Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco (UFPE e UFRPE) e a Universidade de Pernambuco (UPE) vão manter o ensino remoto. Os cronogramas anteriormente definidos por cada faculdade devem ser mantidos.

De acordo com a UFPE, a instituição vai seguir as orientações do Ministério da Educação (MEC), que prorrogou, até 31 de dezembro de 2020, a autorização para que o ensino presencial seja substituído por aulas remotas por meios tecnológicos. Até o fim do semestre 2020.3, as atividades devem ser remotas e, até esta terça-feira (1º), não há previsão de alterações.

No caso da UFRPE, o Período Letivo Excepcional (PLE) segue até março de 2021. Até lá, de acordo com a assessoria de comunicação da universidade, as aulas seguem sendo ministradas de maneira remota.

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) fica na Zona Norte do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) fica na Zona Norte do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Por meio de nota, a UPE informou que a nova situação “exige uma análise com a devida cautela para o retorno com a total segurança sanitária para a comunidade acadêmica”. Por isso, o cronograma anteriormente definido pela instituição fica mantido.

Nas redes sociais, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) informou que vai manter as atividades acadêmicas de forma remota. A instituição também disse que “vem adotando medidas de prevenção e combate à Covid-19, mas só retomará as aulas presenciais quando houver total segurança sanitária para seus alunos, professores e funcionários”.

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) informou que vai manter o cronograma de atividades de ensino exclusivamente de forma remota, mas que vai discutir com a comunidade acadêmica a possibilidade de retorno das aulas presenciais para os cursos de nível superior.

Ainda de acordo com o IFPE, a decisão sobre a possível retomada de atividades presenciais "será tomada de forma cautelosa e levará em conta o posicionamento da comunidade acadêmica, os diversos cenários presentes nas cidades e regiões onde a instituição possui unidades, priorizando sempre a segurança dos estudantes, servidores e terceirizados".

 

Liberação estadual


 



Faculdades são autorizadas a retomar aulas presenciais a partir de 8 de setembro, em PE

A autorização para a retomada das aulas presenciais no ensino superior foi anunciada pelo governo do estado em coletiva de imprensa transmitida na segunda-feira (31). Na ocasião, o secretário de Educação e Esportes, Fred Amâncio, também anunciou que, até o dia 15 de setembro, fica prorrogada a proibição de atividades presenciais na educação básica (veja vídeo acima).

A retomada é válida para as macrorregiões 1, 2 e para a gerência regional que tem sede em Petrolina. Não entram na liberação, neste momento, a macrorregião 3 e as Geres com sede em Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, assim como a retomada também não envolve as duas Geres que são da macrorregião 4 com sede em Ouricuri e Salgueiro.

O decreto que suspendia as aulas presenciais em todo o estado entrou em vigor no dia 18 de março, dias depois dos primeiros registros de casos de coronavírus no estado. Em julho, o governo divulgou um protocolo prévio para retomada das aulas no estado.

 

Coronavírus em Pernambuco

 

Na segunda-feira (31), foram confirmados, em Pernambuco, 445 novos casos e 19 óbitos pela Covid-19. Com esses acréscimos, o estado passa a ter 125.539 pacientes confirmados, sendo 25.533 graves e 100.006 leves, e 7.593 mortes de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Os números são contabilizados desde março.

 

LINK: Universidades em Pernambuco mantêm aulas remotas apesar de liberação para atividades presenciais