2ª Jornada do Patrimônio Alimentar agita a UFRPE

Nos dias 28 e 29 de agosto, a Secult-PE e a Fundarpe, em parceria com os cursos de Gastronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Faculdade Senac e o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), realizam a 2ª Jornada do Patrimônio Alimentar – Comida cultura e território: salvaguardando saberes e fazeres dos sistemas alimentares.

O evento é aberto ao público e terá atividades no Auditório do Ceagri 2 da Universidade Federal Rural de Pernambuco e no Salão de eventos da Faculdade Senac Pernambuco.

É necessária inscrição prévia para garantia de vagas, sujeito à lotação dos dois locais. As inscrições, devem ser feitas exclusivamente via formulário eletrônico disponibilizado pela Secult-PE e Fundarpe.
Inscrição:

Segunda-feira (28)
Tema: Culinária afro-brasileira como Patrimônio Imaterial
Horário: 14h às 17h
Local: Auditório do Ceagri da UFRPE (Campus Sede – Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos)
Convidados:
-  Mãe Lu e Iyabassé Rosimary – Ilê Axé Oxalá Talabí (Patrimônio Vivo de Pernambuco)
- Rozélia Bezerra (Professora Doutora Aposentada do Departamento de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Membro e Pesquisadora Gehislit – PUC/MG)
- Mediação: Bruno Celso Vilela Correia (Doutor em Sociedad y cultura pela Universitat de Barcelona e professor do curso de Gastronomia da UFRPE)

Terça-feira (29)

Tema: Tradições da culinária pernambucana como Patrimônio Imaterial
Horário: 9h às 12h
Local: Salão de eventos da Faculdade Senac Pernambuco (Rua do Pombal, 57, Santo Amaro, 22º andar)
Convidados:
- Lorena Bezerra de Sousa (Coordenadora do curso de Gastronomia da Faculdade Senac PE – UV Caruaru)
- Vânia Lemos- Itep/CT Laticinios (Coordenadora do Museu do Queijo de Coalho)
- Exibição do Documentário: O Francês e Coalho
Mediação: Luciana Gama (Doutora em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e Assessora Técnica da Coordenadoria de Patrimônio Imaterial da Fundarpe)

Tema: Culinária indígena como Patrimônio Imaterial
Horário: 14h às 17h
Convidados:
- Iran Neves Xukuru (extensionista do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA) e Angela Neves Pereira, conhecida como Bella Xukuru (representante do Coletivo Jupago Krekáe e primeira Bacuroa do povo Xukuru)
- Mônica Jacomé (pós-graduanda em Gestão Social do Patrimônio Cultural, pela Universidade Federal da Bahia, arteducadora popular, pesquisadora e produtora cultural. É autora do Cardápio de Histórias e produziu o XEPACULT, ambos projetos com incentivo do Funcultura).
- Exibição do Documentário: Territórios Gastronômicos do Velho Chico
Mediação: Monica Helena Panetta (Doutoranda em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial – PPGADT|UFRPE e Professora do curso de Gastronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco)