Artigo de egressa da UFRPE está entre os 10 trabalhos mais citados de periódico internacional

O artigo “Extract from Opuntia ficus-indica cladode delays the Aedes aegypti larval development by inducing an axenic midgut environment” (https://doi.org/10.1002/arch.21872) é uma das 10 publicações mais citadas do periódico Archives of Insect Biochemistry and Physiology entre 2022 e 2023. A pesquisa foi fruto do Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (UFRPE) de Isabella Coimbra Vila Nova, orientado pelo atual coordenador do CENAPESQ, professor Emmanuel Pontual (DMFA/UFRPE) em colaboração com pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (Profa. Daniela Navarro, Prof. Luiz Alberto Soares, Profa. Patrícia Paiva e Prof. Thiago Napoleão), da Universidade Federal de Viçosa (Prof. Gustavo Martins) e do Instituto René Rachou/FIOCRUZ-Minas (Prof. Paulo Pimenta).

O trabalho mostra que o extrato da cactácea Opuntia ficus-indica (palma forrageira) contendo flavonoides, derivados cinâmicos, esteroides, terpenos e açúcares redutores, bem como polipeptídeos que mantém atividade lectínica, mesmo após serem hidrolisados em peptídeos menores por enzimas digestivas de larvas de A. aegypti possui ação larvicida. Em adição, a presença do extrato no intestino médio das larvas criou um ambiente axênico que pode estar relacionado ao atraso na continuidade do ciclo.

certificado sobre o artigo