Caravana Ruralinda leva estudantes a diferentes vivências para formação incrementada

Entre os dias 6 e 12 de agosto, ocorreu a primeira edição da Caravana Ruralinda, com estudantes dos cursos de História, Ciências Sociais e Pedagogia da UFRPE. O objetivo da Caravana é oportunizar uma experiência intensa de contato com diferentes paisagens e territórios, estimulando a compreensão das diversidades paisagísticas e culturais brasileiras, e desenvolvendo o senso crítico de justiça social e ambiental.

É objetivo também dessa Caravana marcar profundamente a formação discente, com saberes e vivências que só são possíveis de assimilar através de experiências em espaços não formais de aprendizado, tais como os territórios quilombolas, indígenas e campesinos.

Nessa primeira edição, os estudantes puderam conhecer em uma única semana a comunidade quilombola Pixaim (AL), a foz do rio São Francisco (AL/SE), os sítios históricos das cidades de Penedo e Piranhas (AL), o perímetro irrigado de Petrolândia (PE), o território indígena Pankararu (PE), as usinas hidroelétricas de Itaparica (PE/BA) e Xingó (AL/SE), o Museu Arqueológico de Xingó (SE), a Estação de Agricultura Irrigada da UFRPE e a Unidade Pedagógica do SERTA, em Ibimirim (PE), o Instituto Ouricuri, em Alagoinha (PE), o Parque da Pedra Furada, em Venturosa (PE), o Parque Nacional Vale do Catimbau e o Sítio arqueológico Alcobaça, em Buíque (PE), e, por fim, o Centro de Formação Paulo Freire do Movimento Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, em Caruaru (PE).

Os professores organizadores da Caravana Ruralinda, Otávio Augusto Santos e Maria Rita Machado, são gratos às parcerias e colaborações que tornaram possíveis as atividades ao longo do caminho: o IFAL de Penedo e Piranhas, a prefeitura de Petrolândia, o Instituto Ouricuri e o Assentamento Normandia, que acolheram os estudantes.

Os coordenadores também expressaram gratidão à professora Ana Nascimento, que se juntou ao grupo durante as atividades na Pedra Furada e no Vale do Catimbau. E, também, à equipe da Estação de Agricultura Irrigada de Ibimirim, em especial ao coordenador Orlando Xavier. Por fim, a equipe da Caravana agradece aos colegas docentes Elian Sandra e Diego Vitorino, que estiveram presentes nessa primeira edição.