Foi realizada, na tarde desta sexta-feira (08/11), a cerimônia de transmissão de cargo de reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a professora doutora Maria José de Sena. A solenidade foi realizada no Salão Nobre da UFRPE, no campus Dois Irmãos, e contou com a participação expressiva da comunidade universitária da UFRPE, além de autoridades, convidados e familiares. Na ocasião, a vice-reitora, Maria do Socorro de Lima Oliveira, tomou posse para o quadriênio 2024-2028.
A solenidade iniciou por volta das 15h, sendo presidida inicialmente pelo professor Gabriel Rivas, vice-reitor da UFRPE entre 2020 e 2024. A reitora Maria José de Sena foi recebida pela comunidade presente ao Salão Nobre acompanhada por uma comissão formada por estudantes, professores e técnicos-administrativos da UFRPE. Após a transmissão formal, a reitora passou à presidência da solenidade. Em sua fala, buscou destacar a diversidade que existe nas universidades brasileiras.
“A UFRPE é inclusão! É diversidade, é todo mundo junto e misturado. Temos aqui na universidade o espelho do que é sociedade brasileira em toda a sua diversidade. Temos que entender que aquela era da educação elitizada acabou. A educação, hoje, precisa estar disponível a todos que dela necessitem.”
Maria José se mostrou preocupada com a realidade enfrentada pelas universidades federais nos últimos anos e a reiterou a importância de investir em educação de forma mais condizente com a realidade atual:
“Foi por cada um de vocês que aceitei essa missão de comandar mais uma vez a UFRPE. Mas, para fazermos isso como deve ser feito, precisamos de um orçamento condizente com o nosso papel em nosso país. Devemos lutar por uma alocação justa de recursos para podermos oferecer uma educação de qualidade. Nossa equipe se desdobra na busca de soluções inovadoras para os problemas que surgem e enfrentamos um desafio enorme com um orçamento defasado.”
Em mais de 100 anos de história da UFRPE, Maria José de Sena foi a primeira mulher a assumir o cargo máximo da Instituição. Em maio de 2012 tomou posse para a sua primeira gestão na administração superior. Em virtude das boas realizações e do reconhecimento pelo trabalho desempenhado, foi escolhida novamente em outubro de 2015, sendo candidata única na consulta realizada à comunidade universitária. Em dezembro de 2023, foi eleita para um terceiro mandato, algo inédito na história centenária da UFRPE.
SOLENIDADE
Primeira a discursar na cerimônia, a Ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, trouxe para a solenidade o seu sentimento de felicidade e de satisfação em estar ao lado de mulheres desbravadoras. “É uma alegria estar aqui para esta transmissão e posse. Como primeira mulher no MCTI e alguém que militou pela ciência e pela mulher, eu fico muito feliz em ver as duas Marias à frente da Rural. Somos desbravadoras de um terreno para as próximas que virão.”
Durante a cerimônia, foi realizada a apresentação da equipe de pró-reitores que auxiliará Maria José de Sena e Maria do Socorro de Lima Oliveira na gestão à frente da UFRPE pelo quadriênio 2024-2028. Danielli Dantas cuidará da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Rinaldo Mota, da Pós-Graduação, Renata Souza, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Tália Azevedo, da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil e Inclusão, Renata Andrade, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, Rodrigo Amaro, da Pró-Reitoria de Administração e Joana Silva, na Pró-Reitoria de Planejamento. Houve também a apresentação musical da orquestra do Conservatório Pernambucano de Música.
Alfredo Gomes, reitor da UFPE, trouxe em sua fala a palavra que, no seu entender, sintetiza Maria José de Sena: “Entusiasmo! Esta palavra reflete Maria José de Sena pela sua forma de agir inspiradora e de liderar. Em grego, entusiasmo significa estar possuído por um Deus interior. Aquela pessoa que é capaz de carregar pelas suas motivações, discursos e ações outras pessoas em torno de si. Nesta cerimônia, pela recepção calorosa de todos aqui, com os olhares atentos, eu tive a certeza que ela possui este Deus interior.”
Hérica Lima, docente do Departamento de Letras, foi a responsável pelo discurso panegírico durante a solenidade. Ela ressaltou os feitos das Marias, confessando não ser uma tarefa simples pela imensa contribuição de ambas pela educação e pela admiração da docente pelas gestoras. “Para cumprir esta missão, recorro a metáforas que sempre usamos quando refletimos sobre a natureza da textualidade. Escrever é tecer, é fazer uma costura. Recorro também a máximas de teorias da linguagem que afirmam que as palavras fazem as coisas e que discurso é prática.” Neste tear de palavras, Hérica Lima entrelaçou a história da UFRPE com a das Marias, entrelaçando feitos, conquistas e avanços.
Maria do Socorro de Lima Oliveira destacou o sentimento de estar como vice-reitora da UFRPE. “Hoje, ao assumir, sinto a profundidade e a beleza que vai muito além do título. Sinto a responsabilidade de conduzir uma grande instituição com um solo fértil para o conhecimento, para a inclusão e a transformação social. Nós, aqui na universidade, cultivamos ideias que podem transformar o mundo. Iniciamos uma gestão histórica! Duas mulheres unindo forças para fazer uma universidade mais forte e transformadora.”
Entre as autoridades presentes no Salão Nobre, compareceram à solenidade a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, a Deputada estadual Rosa Amorim, o Secretário de Educação Superior, Alexandre Fonseca, a Secretária de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, Mauricélia Montenegro, o Secretário de Ciência e Tecnologia do Recife, Rafael Bezerra, ex-reitores da UFRPE Walmar Andrade e Emídio Cantídio; o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, o reitor da Universidade Federal do Agreste Pernambucano (UFAPE), Airon Melo, o vice-reitor de Pernambuco (UPE), José Roberto de Souza Cavalcanti; o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), José Carlos Junior, além de representantes de diversas instituições de ensino, governamentais e de representação de classe.