Colégio da UFRPE inaugura aulas de programa para qualificação de 1400 mulheres

A UFRPE, por meio do seu colégio técnico Codai, realiza, na próxima terça-feira (20/04),  aula inaugural do programa Qualificar para o Empreender, que tem o objetivo de qualificar profissionalmente mulheres em situação de vulnerabilidade para ofertar possibilidades de conhecimento, emprego e renda. A aula tem início às 15h, pelo canal da UFRPE no YouTube: www.youtube.com/ufrpeoficial.

O programa prevê a  oferta de cursos para 1400 mulheres, nos municípios do Recife, de Jaboatão dos Guararapes, Paulista e São Lourenço da Mata.

Participam do evento online de abertura gestores da UFRPE e do Codai, coordenadore(a)s do programa, docentes e estudantes, além de representantes da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, órgão responsável pelo fomento da iniciativa e vinculado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Os cursos ofertados são: Empreendedorismo e Mídias Sociais; Gerenciamento de Resíduos; Hospitalidade em Unidades de Saúde; Limpeza e Higiene Hospitalar; Produção de Alimentos Saudáveis. A seleção foi feita por meio de editais, que vem sendo divulgados na seção de Editais do portal www.ufrpe.br.

A iniciativa possibilita que mulheres moradoras de comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano, sem o pleno acesso aos serviços públicos básicos, tenham formação profissional que permita sua elevação de escolaridade, emancipação e acesso ao mundo do trabalho, por meio do estímulo ao empreendedorismo, às formas associativas solidárias e à empregabilidade.

De acordo com a coordenação do Programa, a opção por ofertar os cursos para as mulheres leva em consideração o crescente número delas que ampliam o seu papel na sociedade e em suas comunidades, assumindo a chefia das suas famílias. Essas mulheres são responsáveis não só pelo sustento financeiro das suas residências, mas também pelo desenvolvimento cultural, social e educacional dos seus filhos e demais membros da família, fato que repercute nas futuras gerações e no desenvolvimento igualitário e justo do Estado.

As prefeituras municipais de Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata também estão envolvidas, principalmente na elaboração de banco de dados para cadastro das concluintes e articulação com empresas e organizações locais para inclusão no mundo de trabalho.