CPA da UFRPE é destaque no Seminário DAES - Encontro Regional sobre Avaliação da Educação Superior

Nos dias 27 e 28/06/24, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFRPE, participou do Seminário DAES - Encontro Regional sobre Avaliação da Educação Superior - Região Nordeste, promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O evento ocorreu na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Um momento importante para fortalecer e aperfeiçoar os instrumentos e processos avaliativos da Educação Superior.

Além da participação no evento, a CPA da UFRPE foi convidada a apresentar suas iniciativas e boas práticas na autoavaliação institucional. Em uma oficina específica, a presidente da CPA, Profa. Dra. Elayne Cristine Soares da Silva, apresentou como atua a CPA da UFRPE. Neste momento, foi demonstrada as ações da comissão desde a elaboração participativa do questionário, sensibilização e mobilização da comunidade acadêmica no processo avaliativo voluntário, divulgação dos resultados (relatórios, boletins, informes, encontros de autoavaliação, mídias sociais, CPA itinerante). A professora enfatizou a necessidade da cultura de autoavaliação na instituição, a importância da utilização dos resultados no planejamento e ações de melhoria da Universidade.

Como relator de uma das oficinas de autoavaliação institucional, o Técnico em Assuntos Educacionais da CPA da UFRPE, Carlos Antônio Pereira Gonçalves Filho, ressaltou a importância da valorização das CPAs pelos órgãos envolvidos na avaliação da educação superior, fazendo assim, uma reflexão sobre o papel das CPAs dentro do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Participaram do evento os membros da CPA: Francisco José Alves de Castro (Representante docente da UAST), Maria Wellita Bezerra dos Santos (Representante técnica da UAEADTec), Milene Vieira Figueira (Representante docente da UABJ) e Renato Motta Rodrigues da Silva (Representante técnico da Sede). Também estiveram presentes o Assistente Administrativo da CPA, Lucas Ferreira Tavares, e a ex-presidente e colaboradora da CPA, Profa. Dra. Isabel Cristina Pereira de Oliveira.