Em tempos desafiadores como o atual, é de extrema importância pensar, vivenciar e falar sobre o autocuidado, o cuidado com o outro ser vivo, o cuidado com o planeta. Acreditando nessa premissa, a UFRPE, por meio do Núcleo do Cuidado Humano, promove, nos dias 15 e 29 de junho, o simpósio O cuidado humano em tempo de pandemia: perspectivas transdisciplinares.
O evento online tem como objetivo central promover a reflexão sobre como lidar com as emoções durante o isolamento e as outras circunstâncias envolvendo a atual pandemia. A transmissão será feita pela página do Núcleo do Cuidado Humano da UFRPE no Facebook - https://www.facebook.com/nchUFRPE/. Serão conferidos certificados, mediante preenchimento de formulário disponibilizado imediatamente após cada transmissão.
No primeiro momento, no dia 15, foram convidados os professores Eliana Yunes (PUC-Rio), Silvério Pessoa (Unicap) e Humberto Miranda (UFRPE), com mediação de Malu Wanderlei (UFPRE). O reitor da UFRPE, professor Marcelo Carneiro Leão, fará a abertura do evento.
Já no dia 29, a professora Maria José de Sena media o debate com a escritora Kiusam de Oliveira, o professor Gilbraz Aragão e o psiquiatra João Carlos Leitão.
O professor Hugo Monteiro, coordenador do Núcleo, afirma que o evento pretende trazer à tona questões fundamentais à subjetividade e à intersubjetividade. Para o pesquisador da UFRPE, os convidados e convidadas “falarão, a partir das suas visões, sobre como lidar com as emoções em tempos de pandemia, momento em que todos nós estamos ameaçados e ameaçadas, momento em que nós presenciamos um mundo isolado, confinado, evidenciado como desigual, como violento, como voraz”.
O Núcleo do Cuidado Humano UFRPE é uma política institucional de valorização da vida, a partir de um movimento transdisciplinar e ações sistemáticas de escuta e acolhimento. Por meio de uma linha preventiva que auxilie pessoas da comunidade universitária em situação de sofrimentos e vulnerabilidade emocionais, o Núcleo inicia com espaço acolhedor e ramal telefônico para escuta e apoio a quem necessite de cuidado.