JavaScript não suportado

 

Curso de Ciências Econômicas da UFRPE celebra 30 anos de existência

 

Há trinta anos, mais precisamente no dia 24 de agosto de 1990, o Curso de Bacharelado em Ciências Econômicas com Ênfase em Economia Rural da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE-SEDE)  foi criado através da Resolução n° 222/90 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e homologado em 04 de setembro de 1990 pelo Conselho Universitário (Resolução n° 87/90). Desde então, o mencionado curso, a partir do seu corpo docente, sempre buscou exercer atividades de ensino, de pesquisa e de extensão com excelência.

O antigo Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Econômicas (PPC – 2010) informa que a primeira turma foi concebida pelo vestibular realizado em 1991 e que o primeiro reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação ocorreu em 12 de julho de 1999 (PORTARIA Nº 1.061). Posteriormente, o curso passou por inúmeras transformações e atualizações. Em 2004, o Parecer CNE/CES nº 54/2004 estabeleceu novas Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Ciências Econômicas. Tais diretrizes estimularam a modernização do curso, em especial, das disciplinas ofertadas pelo mesmo, fato que gerou uma nova matriz curricular em 2007, embasada em pilares mais generalistas de conhecimento.

Tais acontecimentos foram corroborados pela Resolução UFRPE/CEPE nº 404/2010, regulamentada pela Portaria UFRPE/GR nº 981/2017, quando o mesmo recebeu a denominação de Curso de Ciências Econômicas da UFRPE, excluindo, assim, a parte referente à "ênfase em Economia Rural". Embora isso tenha ocorrido, o fato não diminuiu a importância das ciências agrárias no ementário das disciplinas do referido curso. O que ocorreu foi um acréscimo de conhecimentos em saberes relacionados à economia, tais como áreas associadas ao mercado de capitais, à economia regional e a métodos quantitativos.

Tudo isso foi reflexo da aquisição e, assim, da renovação do quadro de docentes com elevado valor científico. Tais docentes ainda fazem parte do grupo seleto atual do Curso de Bacharelado em Ciências Econômicas (UFRPE-SEDE). Outro fato relevante e que merece destaque foi a criação do Departamento de Economia, o qual foi desmembrado do antigo Departamento de Letra e Ciências Humanas (DLCH). Esse acontecimento se deu através da Resolução UFRPE/CONSU nº 45/2014, posteriormente substituída pela Resolução UFRPE/CONSU nº 132, de 14 de novembro de 2014.

Em 2017, foi iniciado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) a restruturação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Ciências Econômicas, o que resultou na revisão dos conteúdos do ementário. Em 2019, o NDE, em conjunto com o corpo docente, reorganizou e atualizou a matriz curricular e fez pequenos ajustes nos pré-requisitos e nos co-requisitos das disciplinas relacionadas no ementário, fato que resultou no PPC vigente.

Atualmente, o curso de Bacharelado em Ciências Econômicas (UFRPE-SEDE) possui 22 docentes, 5 técnicos administrativos e aproximadamente 400 alunos. Seu corpo docente é de notório saber e atua nas três naturezas a que propõe a Universidade desenvolver, sejam elas de pesquisa, de ensino e de extensão. Ademais, docentes atuam em pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, o que destaca pluralidade e habilidades existentes nesse grupo de professores(as). Em sua totalidade, os(as) docentes do Curso de Bacharelado em Ciências Econômicas são doutores por formação, o que denota competências especiais no trato em lecionar e formar estudantes capazes de atuar no mercado de trabalho alinhado com as Ciências Econômicas e áreas correlatas.  É inegável que o curso evoluiu e que atualmente possui know how de atuação em diversas áreas do conhecimento da Economia.

Parabéns ao curso de Bacharelado em Ciências Econômicas da UFRPE-SEDE pelos 30 anos de existência!

Profª Chiara Natércia França Araújo (Coordenadora do Curso)

Profª Keynis Cândido de Souto (Substituta Eventual)