[DIARIO DE PE] Espaço Ciência, SBPC, Academias de Ciências e universidades realizam Marcha pela Ciência

Publicado em: 10/05/2022 14:19

(Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.

O Espaço Ciência, a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), a ABC e APC (Academias Brasileira e Pernambucana de Ciências) e Universidades Federal, Rural e UPE se unem nesta sexta (13) em uma programação especial. Das 9:30h às 11:30h, pesquisadores(as) das sete instituições participam de rodas de conversa e alertam para os escassos recursos destinados à pesquisa científica no país.

Serão quatro rodas de conversa, sobre temas como os marcos da Ciência em Pernambuco, a importância da Ciência no dia-a-dia, Ciência e inclusão, divulgação científica, Inteligência Artificial, Mulheres na Ciência. Cada sessão de bate-papo terá a duração média de meia hora, e será realizada de forma dinâmica e descontraída, com participação de grupos de alunos. Confira a programação das rodas de conversa:

9:30 às 10h- Ascendino Silva (UFPE) e Anderson Gomes (UFPE/Academia Brasileira de Ciências) -“ Os marcos da Ciência em Pernambuco e a importância da Ciência no dia-a-dia”

10h às 10:30h - Maria José Sena (UFRPE/Academia Pernambucana de Ciências) e Maria do Carmo Soares (SBPC)- “Ciência e Sociedade; divulgação científica e inclusão”

10:30h às 11h- Fernando Buarque (UPE)- “Inteligência Artificial para jovens”

11h às 11:30h- Giovanna Machado (UFPE/Programa Futuras Cientistas)- “Futuras Cientistas: a Ciência é para todas”

Haverá também intensa atividade nas redes sociais. No local das rodas de conversa, haverá cartazes para que os visitantes registrem seu recado e postem fotos usando o filtro da Marcha, disponível no Instagram do Espaço Ciência. Não esqueçam de usar a hashtag #MarchapelaCiencia e de marcar o Espaço Ciência (espacociencia_pe) e a SBPC em Pernambuco (sbpc.pe)

Além do bate-papo presencial, duas rodadas de conversa pela web acontecem na tarde da sexta: a primeira, sobre “Covid -19: Desafios da informação, reúne, a partir das 14h, as pesquisadoras Ana Brito, da UPE/Fundação Oswaldo Cruz, e Ana Cláudia Farranha, da Universidade de Brasília(Unb).

O segundo debate será às 17h e, com o tema “Saúde e Ciência”, reúne cientistas do Pará, Paraná, Minas Gerais e Pernambuco. Todos os webinários serão mediados pela coordenadora regional da SBPC em Pernambuco, Rosário Andrade, e serão transmitidos pelo Youtube UFRPE NEI e UFRPE OFICIAL. Confira a programação remota:

14h- Covid -19: Desafios da informação – Com: Ana Brito (UPE/Fundação Oswaldo Cruz), e Ana Cláudia Farranha (Universidade de Brasília – Unb). Mediação: Rosário Andrade (SBPC-PE)

17h- Saúde e Ciência – Com: Rosa Couto (UFPA/SBPC-PA); Carolina Freire (UFPR/SBPC-PR); e Cristiana Brito (Fiocruz/SBPC-MG). Mediação: Rosário Andrade (SBPC-PE)

Link: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/vidaurbana/2022/05/espaco-...