Discentes do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária da UFRPE se destacam em eventos científicos

Discentes do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (PPGMV) da UFRPE foram os finalistas e concorreram à premiações de reconhecimento de mérito científico em dois eventos de peso na América Latina, sendo eles, o Congresso Brasileiro de Patologia Veterinária (CBPV)/Encontro Nacional de Patologia Veterinária (ENAPAVE) e o 1o Simpósio Latino-Americano de Patologia de Animais Selvagens e de Zoológico (PATOCON).

O CBPV e o ENAPAVE, são os eventos oficiais da Associação Brasileira de Patologia Veterinária e um dos mais importantes eventos sobre o diagnóstico de doenças de animais do Brasil e da América Latina. Em sua 6ª e 20ª edição, respectivamente, o CBPV e ENAPAVE reuniram estudantes de graduação, pós-graduação, médicos veterinários e pesquisadores de vários países para discutir e apresentar as novidades científicas relacionadas à patologia veterinária.

Na foto: Bruno Paiva (ao centro), Dra. Edna Barros, professor Francisco Leite e o discente de graduação João Silva.

Foi neste evento, realizado entre 26 e 30 de julho de 2021, que os estudantes Bruno Henrique de Albuquerque Paiva e Silvio Miguel Castillo Fonseca se destacaram com os seus trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Laboratório de Diagnóstico Animal (LDA) do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal (DMFA) da UFRPE. Dentre os mais de 350 trabalhos de pesquisa enviados de todo o Brasil e exterior para avaliação no congresso, dois trabalhos (de um total de 10 enviados pelo grupo do laboratório), foram escolhidos para apresentação oral e concorreram às premiações nas categorias “Técnicas de Diagnóstico” e “Animais de Grande Porte e de Produção”.

O trabalho intitulado “Uso da neve carbônica em micrótomo de deslizamento como opção à congelação de amostras provenientes de biópsias transcirúrgicas em Medicina Veterinária” coordenado pelo professor Francisco de Assis Leite Souza (LDA/DMFA/PPGMV) foi agraciado como o melhor trabalho na categoria Técnicas de Diagnóstico. O resumo continha resultados parciais da dissertação de mestrado de Bruno Paiva, discente de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (PPGMV) da UFRPE, tendo sido apresentado de forma oral no evento pelo discente de graduação em Medicina Veterinária, João Victor Santos da Silva e contou ainda, com a colaboração do professor Fabrício Sá e da dra Edna Barros, ambos do DMFA e do dr. Robério Siqueira, Médico Veterinário do DMV. Para o professor Francisco Souza “esse foi um momento ímpar, pois receber a honraria em meio a tantos outros trabalhos de qualidade foi motivador. Além disso, essa premiação só fortalece ainda mais nossas cooperações intra e interinstitucionais e quem ganha com isso são os alunos, a sociedade e a ciência brasileira”.

Na foto: Silvio Castillo, discente de Doutorado em Ciência Veterinária, coletando plantas tóxicas em Sertânia, Pernambuco.

Já o trabalho intitulado “Patologia comparada da intoxicação por swainsonina e calisteginas em caprinos” coordenado pelo professor Fábio de Souza Mendonça (LDA/DMFA/PPGMV) ficou em 2º lugar da categoria Animais de Grande Porte e de Produção. Esse resumo foi originado a partir da dissertação de mestrado do aluno Silvio Castillo, estudante da Nicarágua e atualmente doutorando em Ciência Veterinária, que chegou ao PPGMV/UFRPE por meio da cooperação com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB).

Outra discente de Doutorado do PPGMV também se destacou na primeira edição do PATOCON, evento internacional apoiado pela Associação Brasileira de Médicos Veterinários de Animais Selvagens (ABRAVAS), realizado entre 06 e 08 de agosto de 2021. A médica veterinária Telma de Souza Lima, doutoranda do LDA e orientada do Prof. Dr. Fábio Mendonça, recebeu o prêmio Richard Montali, por seu trabalho intitulado “Impactos do desmatamento da caatinga: uma caracterização das lesões traumáticas em animais silvestres”.

“Foi muito satisfatório, tanto pessoal quanto profissionalmente, estar no ranking dos melhores trabalhos do PATOCON e ficar entre os três premiados. Estar lá representou que nossas pesquisas não ficam aquém daquelas desenvolvidas em outras regiões do Brasil, e significa que estamos no caminho certo enquanto estudantes de patologia animal. Este trabalho foi desenvolvido em minha cidade natal, no interior do Ceará, e senti que dessa forma pude representar não somente as instituições nas quais obtive minha formação, mas também as minhas origens. Nossos resultados, embora preliminares, demonstram que ainda há muitos estudos a se realizar sobre os impactos da ação antrópica sobre os animais da Caatinga, especialmente diante da construção de indústrias e complexos de energia renovável no Nordeste do Brasil”, enfatizou Telma.

Na foto: Telma Lima, que recebeu o Prêmio Richard Montali, no 1º PATOCON

Para o professor Fábio Mendonça, este foi um momento único para toda a equipe do LDA. “Ter trabalhos premiados oriundos de projetos que foram desenvolvidos mesmo diante das limitações impostas pela pandemia de covid-19 não foi fácil, mas graças ao nosso intenso trabalho de equipe conseguimos”. “Também não podemos esquecer de agradecer à todos os profissionais que cooperaram conosco, em especial o professor Francisco Fernando Ramos Carvalho, do Departamento de Zootecnia da UFRPE, o professor Anibal Armien (University of California Davis), o Dr. Daniel Cook (Poisonous Plant Research Laboratory) e o professor Ricardo Barbosa de Lucena (Universidade Federal da Paraíba)”, ponderou o docente.