A primeira fase da pesquisa Situação juvenil, educação pública e impactos da Covid-19 no interior de Pernambuco, realizada pelo Núcleo de Estudos Educação Sociedade e Meio Ambiente, coordenado pelo professor Tarcísio Augusto, está divulgando seus resultados à comunidade acadêmica e às escolas participantes.
A pesquisa levantou dados sobre a situação juvenil de estudantes do Ensino Médio, de 5 escolas estaduais, no município da Escada (PE). Com um questionário dividido em 5 temas (perfil dos pesquisados(as), situação socioeconômica, acesso à internet, vivência na pandemia e educação não presencial) o levantamento realizado permitiu identificar aspectos dos desafios do estudar para parte dos 394 estudantes participantes da amostra.
A pesquisa confirma dados de investigações de âmbito nacional como a do Comitê Gestor da internet no Brasil, de 2019, apresentando o celular como a principal forma de acesso às aulas pelos(as) estudantes e dos problemas emocionais da pandemia, divulgados pelo Conselho Nacional de Juventudes, em 2020.
Os resultados apontam que os principais problemas para estudar entre os(as) pesquisados(as) foram: a) Dificuldade de entender as atividades, b) Dificuldades para tirar dúvidas, c) Aulas remotas, d) Falta de internet/acesso ruim, e) Falta de concentração, f) Falta de privacidade, g) Muitas atividades durante o dia/Tarefa caseiras.
Para maiores informações consulte o Relatório da I da fase da pesquisa disponibilizado no link: https://drive.google.