JavaScript não suportado

 

Dois projetos de extensão da UFRPE recebem o Selo Social

imagem do selo social

 Dois projetos de extensão da UFRPE recebem o Selo Social, totalizando 11 impactos socioambientais e 480 beneficiários em 2022.
O projeto de extensão "Qualificação para o Trabalho, Geração de Emprego e Renda", coordenado pela professora Joseana Maria Saraiva, do Departamento de Ciências do Consumo, foi criado em 1994 e vem atuando de forma contínua, com o objetivo de possibilitar, por meio da qualificação profissional,  o desenvolvimento de competências e habilidades de trabalhadores/as jovens, adultos/as e idosos/as para o exercício de uma função no mundo do trabalho, tendo em vista a obtenção de sua subsistência, autonomia e independência.

O projeto de extensão "REMARTEC: Ações Socioambientais para o uso do descarte de resíduos oriundos da mariscagem", coordenado pela professora Betânia Cristina Guilherme, do Departamento de Biologia, atua, desde 2021, buscando o estabelecimento de uma gestão sustentável por meio de técnicas de reuso dos resíduos da mariscagem e pesca em Pernambuco, fortalecendo a renda familiar com a inserção de mais uma atividade produtiva, através de capacitações sobre as técnicas de produção de artefatos com os resíduos, voltadas a mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Ambos os projetos atuam em prol da melhoria da qualidade de vida da comunidade em que se inserem e são exemplos de ações socioambientais a serem seguidos, na busca de uma atuação mais sustentável e integrada à sociedade.

O Selo Social  está ligado ao Selo ODS Educação, que a UFRPE recebeu na semana passada, como uma das 17 organizações certificadas em 2022, que reúnem 241 impactos sociais e 126 projetos executados.

O Projeto Selo ODS é uma iniciativa resultante da parceria entre o programa UnB2030, o Instituto Abaçaí Brasil, o Projeto FIB2030 e o coletivo extensionista Roda das Minas, que visa a adaptar a tecnologia chamada Selo Social – desenvolvida pelo Instituto Abaçaí e aplicada em âmbito nacional – para o Selo ODS Universidades. A ideia é incentivar e reconhecer a inserção das instituições de ensino superior em um vasto movimento de análise, estudo e aplicação prática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).