Ebook aborda aspectos sobre a docência e os docentes em tempos de pandemia

livro“A Docência (e os docentes) e tempos de Pandemia: registros para reflexões futuras”: este é o título da obra recém-lançada pela Editora Universitária da UFRPE de autoria de professores e professoras do Departamento de Letras. Organizado pela professora e pesquisadora Amanda Brandão, a coletânea foi construída durante o o período pandêmico de trabalho remoto, quando as mais diversas práticas pedagógicas tiveram de ser repensadas.

Nos textos incluídos no livro, aparecem tanto a reflexão pedagógica como a dimensão pessoal do sujeito-professor.

“De todas as esferas afetadas pela pandemia, a da educação foi uma das que mais sofreu seus impactos, fossem eles imediatos ou secundários. De súbito, professores e alunos tiveram que reinventar seu cotidiano em suas estruturas mais básicas”, destaca a professora Amanda Brandão, na apresentação do livro.

“Como professora do magistério superior numa instituição federal de ensino, testemunhei a mudança nas formas de existir, de viver e de trabalhar de diversos agentes da educação. Foi com base no que percebi, como presença ou como ausência, que surgiu a ideia deste livro”, ressalta a docente do Departamento de Letras da UFRPE.

A obra conta com capítulos dos professores Amanda Brandão Araújo Moreno, Brenda Carlos de Andrade, Cláudia Roberta Tavares Silva, Hérica Karina Cavalcanti de Lima, Ewerton Ávila dos Anjos Luna, João Batista Pereira, Marcela Moura Torres Paim, Mizael Inácio do Nascimento, Rafael Emil Korossy Marques e Vicentina Maria Ramires Borba, todos eles vinculados ao Departamento de Letras (Sede) da UFRPE.

O livro está disponível para download gratuito no site da Editora Universitária, diretamente nesse link: http://www.editora.ufrpe.br/node/201