A equipe da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania (PROExC/UFRPE) esteve reunida nos dias 18 e 19/06/24, com o facilitador Alexandre Merrem, numa oficina de planejamento, numa atividade cujo principal objetivo foi olhar para sua realidade, fazendo uma reflexão desde a perspectiva histórica da Extensão Universitária no Brasil e na UFRPE.
Durante a oficina, foi vivenciada a metodologia participativa, que tem sua fonte principal na pedagogia da educação popular, que visa à construção do conhecimento de tal forma que todas as pessoas da equipe puderam estar presentes, envolvidas, participando e dando as suas contribuições. A mandala foi um recurso que permitiu a equipe visualizar e refletir sobre os processos e questões que foram sendo trazidas, a organicidade da pró-reitoria, chegando ao ponto central: olhar para o futuro, reconhecendo os desafios e potencialidades da PROExC.
Esse processo de planejamento terá quatro momentos distintos, sendo essa primeira oficina de diagnóstico, onde já foram identificadas algumas prioridades. Depois terá uma oficina com a comunidade da universidade que se relaciona com a extensão; o terceiro momento será outra oficina com organizações da sociedade que dialogam com a extensão da UFRPE; e no quarto momento a equipe retorna para a partir desses momentos de escuta, construir um planejamento que responda não só aos desafios atuais da Extensão para e na UFRPE, mas esteja atenta aos anseios da sociedade, promovendo assim uma interação efetivamente transformadora.