Escola de Conselhos celebra 13 anos do início de suas atividades

Nesta sexta-feira (10/12), a partir das 14h, será realizada a solenidade de comemoração dos 13 anos de fundação da Escola de Conselhos de Pernambuco. Projeto de extensão da UFRPE, a Escola de Conselhos tem se destacado pela formação continuada de conselheiros de direitos da criança e do adolescente e de conselheiros tutelares em Pernambuco, sendo referência nacional no desenvolvimento de suas ações e projetos.

O evento comemorativo será realizado no Anfiteatro do Centro de Ensino de Graduação (Cegoe), que fica no campus Dois Irmãos da UFRPE, no Recife.

Escola de Conselhos de Pernambuco

O Núcleo de Formação Continuada dos Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Conselheiros Tutelares de Pernambuco – Escola de Conselhos foi instaurada em novembro de 2008 numa parceria entre a extinta Secretaria Nacional dos Direitos Humanos/ Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA)e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (CEDCA-PE) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Essa política de formação resulta de uma ação decorrente da participação popular nas Conferências Municipais, Estadual e Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Mais notadamente na IX Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco, quando por unanimidade os delegados deliberaram esta iniciativa como política pública de formação deste Estado. Disso, resultou a Resolução 41/2012 do CEDCA-PE, publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, em 03 de maio de 2012, devendo suas ações estarem previstas no orçamento desse órgão.

Emprega como horizonte na formação dos sujeitos que atuam na defesa, no controle e na promoção dos direitos da criança e do adolescente a transformação social e a autonomia dos sujeitos. Mescla características da educação formal e da educação não formal na implementação dos seus cursos e das suas atividades, cujo propósito é alargar as janelas de conhecimento sobre o mundo que cerca os sujeitos e suas relações sociais. Suas finalidades se estabelecem na interação, produzindo um processo educativo. Um modo de educar aparece como resultado do processo voltado para as necessidades e interesses dos seus respectivos participantes.

Todas as atividades são coordenadas por um Grupo Gestor, formado por representantes do CEDCA-PE, UFRPE, do Governo do Estado de Pernambuco, do Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e representante das articulações dos Conselheiros Tutelares.

Mais informações: https://www.escoladeconselhospe.com.br/site/

cartaz