Escola de Conselhos de PE debate Plano de Desenvolvimento da Unidade com crianças e adolescentes

No último dia 11 de maio, a gestão da Escola de Conselhos de Pernambuco/UFRPE se reuniu com crianças e adolescentes da Escolinha de Conselhos para debater o seu Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU/InstitutoMeninoMiguel), que se encontra em sintonia com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRPE. De forma inédita, o planejamento decenal foi debatido com professores, discentes da pós-graduação e integrantes da Escolinha.

O processo de construção do PDU do Instituto Menino Miguel vem sendo construído a partir da Pró-reitoria de Planejamento e Gestão Estratégica (Proplan/UFRPE), sendo articulado a partir do diálogo da Escola de Conselhos de Pernambuco,  Observatório da Família,  Núcleo do Cuidado Humano  e o Núcleo de Envelhecimento, Velhice e Idoso. A partir da metodologia participativa e ampliada, a Escola de Conselhos promoveu um trabalho de escuta com crianças e adolescentes que integram a Escolinha de Conselhos. A reunião contou com adolescentes de diferentes regiões do Estado e a partir do diálogo,  propostas foram discutidas para garantir o planejamento da Escola para os próximos 10 anos.

Uma das ações discutidas foi a execução do Encontro das Infâncias de Pernambuco e o monitoramento do Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e adolescentes de Pernambuco,  construído em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente,  o CEDCA-PE. "Este planejamento vai garantir que a UFRPE e os parceiros estratégicos possam programar a gestão financeira e as articulações instituições com diferentes organizações", explica o coordenador do Instituto Menino Miguel, Humberto Miranda. Para ele, o diálogo com as crianças e adolescentes representa uma forma diferente de produzir o PDU,reforçando que o diálogo com o sociedade civil organizada de forma legítima. A ideia é planejar de forma coletiva para se construir uma ideia democrática e anti-adultocentrica.

Durante a reunião, estudantes da pós-graduação da UFRPE e o professor Silvino Neto, que integra e participou da construção da Escola de Conselhos, também estiveram presentes, reforçando a inovação da ação.