Estudante da UFRPE é selecionado para programa de iniciação científica do Observatório Nacional

Romário Midon em telescópio

Nesta semana, foi anunciado o resultado do processo seletivo de Bolsas de Iniciação Científica do Observatório Nacional - Rio de Janeiro. Na seleção, o estudante do curso de Licenciatura em Fìsica da UFRPE Romário Midon foi aprovado no Programa Interno de Iniciação Científica e Tecnológica do Observatório Nacional (PICT/ON). O estudante, que já fazia parte do programa como voluntário, agora será bolsista do programa de iniciação do ON. O projeto de IC, orientado pelo pesquisador egresso da UFRPE Filipe Monteiro, pós-doutor do Observatório Nacional, visa a estudar as propriedades físicas de asteroides próximo da Terra a partir de observações fotométricas realizadas no Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica - OASI, em Itacuruba-PE.

Midon também é monitor do projeto de extensão da UFRPE Desvendando o Céu Austral.

No Brasil, o Observatório Nacional lidera as pesquisas nesta área com o projeto IMPACTON (Iniciativa de Mapeamento e Pesquisa de Asteroides nas Cercanias da Terra no Observatório Nacional). O projeto foi criado pelo grupo de Ciências Planetárias do ON com o intuito de inserir o Brasil nas pesquisas científicas relacionadas aos pequenos corpos do Sistema Solar. Para isso, foi construído o Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), localizado em Itacuruba, Pernambuco, que conta com um telescópio com espelho de um metro de diâmetro, o segundo maior instalado no Brasil.

As observações para o projeto de iniciação científica iniciaram em fevereiro de 2023, de forma remota, quando o estudante passou a ser voluntário no programa de IC do ON. Desde então, o estudante Romário Midon vem acompanhando as observações, aprendendo as técnicas e estratégias usadas na pesquisa de asteroides. E, claro, aprendendo a operar o segundo maior telescópio do Brasil.

Link de divulgação dos aprovados: