Games na Educação Básica é o tema do webinário que dá início, nesta terça (18/08), a partir das 19h, à “Jornada de Tecnologias na Educação”. O evento terá como tema “um diálogo entre universidade e escola” e reúne pesquisadores, professores e estudantes de licenciatura e do Ensino Médio que refletem sobre e buscam aplicar experiências de tecnologia em escolas da Educação Básica. Os participantes terão direito a certificado de 2h
A Jornada tem como objetivo de promover a articulação entre teoria educacional e prática docente, sendo realizada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e pela Escola de Referência do Ensino Médio (EREM) Joaquim Távora.
Ao todo, serão realizados 4 webinários gratuitos, abertos ao público e que concederão aos participantes certificados de 2h para cada momento. Os encontros serão transmitidos pelo canal da UFRPE no YouTube (www.youtube.com/ufrpeoficial), na segunda quinzena de agosto, às terças e quintas, das 19h às 20h30. Em cada ocasião, serão abordadas temáticas contemporâneas sobre as relações das tecnologias com a Educação.
Em 20/08, “Humanidades Digitais na Educação Básica” será o tema do encontro. Na semana seguinte, “Robótica na Educação Básica” (25/08) e “Pensamento Computacional como Habilidade do Futuro” fecham a série de webinários.
INSCRIÇÕES:
18/08 - Games na Educação Básica: https://bit.ly/2XX5P61
20/08 - Robótica na Educação Básica: https://bit.ly/2YecWHJ
25/08 - Humanidades Digitais na Educação Básica: https://bit.ly/31IwYuI
27/08 - Pensamento Computacional como Habilidade do Futuro: https://bit.ly/33Se0Vb
GAMES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Os jogos digitais deixaram de ser simplesmente encarados como passatempos ou como distrações que atrapalham as rotinas dos estudantes, pois hoje já são vistos como aliados da aprendizagem e ferramentas didáticas de grande potencial. Além de atraírem grande atenção de estudiosos de métodos pedagógicos e de professores que estão aproveitando os jogos como recursos, a indústria de games tem oferecido criações que certamente podem ser bem aproveitadas para ensinar e aprender. Além disso, tem sido cada vez mais acessível a possibilidade de desenvolvimento de jogos através de ferramentas práticas que podem ser exploradas também no ambiente escolar.
Neste encontro virtual serão debatidas importantes questões sobre os usos pedagógicos dos games, além de apresentadas possibilidades práticas para a realização de projetos nas escolas, apresentando-se ainda relatos de experiências exitosas e o lançamento de um jogo educacional desenvolvido por estudantes.
JORNADA
Segundo o professor Lucas Victor, do Departamento de Educação da UFRPE, um dos organizadores do evento, a Jornada foi idealizada para que os participantes possam refletir sobre as temáticas e conhecer ações práticas implementadas por professores, estudantes de licenciatura e pesquisadores em escolas de Pernambuco.
"A Jornada foi pensada para articular o conhecimento teórico-científico que já é produzido pela Universidade às ações práticas que são feitas com as escolas de Educação Básica", ressalta. “São atividades práticas, aplicações de tecnologias, transformação de materiais didáticos e do próprio papel docente a partir do uso de tecnologias na Educação”, complementa.
Estão entre os públicos-alvo da Jornada, professores(as) da Educação Básica, estudantes de cursos de licenciatura, além de docentes formadores das instituições de Ensino Superior. Demais interessados na temática também são convidados a participar. Pessoas interessadas na reflexão e aplicação de tecnologias no âmbito da Educação Básica são convidadas.
Durante os quatro encontros da Jornada de Tecnologias na Educação, 15 palestrantes e expositores apresentarão suas reflexões e experiências. Os debates serão divididos entre um primeiro momento teórico - protagonizado por pesquisadores da temática -; um segundo momento de exposição e reflexão sobre experiências práticas ou produções inovadoras na educação básica; e um terceiro momento em que todos os presentes irão responder perguntas dos presentes ao canal de transmissão.
O evento conta com apoio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG).
Confira abaixo a programação os webinários da Jornada de Tecnologias na Educação.