Grupo de pesquisa lança jogo de cartas para ampliar debate sobre ação humana no clima

Já imaginou discutir sobre as questões ambientais e os problemas climáticos de uma maneira divertida e crítica ao mesmo tempo? Cartas contra o Planeta é um jogo de cartas e é produto de um projeto de extensão promovido pelo Laboratório Multidisciplinar Tapioca. Os idealizadores do jogo estiveram reunidos numa conversa online para falar do assunto.

O jogo, criado em 2020, foi idealizado por Cristiano Lopes, mestrando no programa de Recursos Pesqueiros e Aquicultura (PPG‐RPAq/UFRPE) e coordenador dos projetos de extensão do LMI Tapioca, e por Ricardo Ruiz, membro executivo da Global Innovation Gathering. Os conteúdos das cartas foram construídos por meio de um projeto de extensão do grupo de pesquisa em Ciências do Mar LMI TAPIOCA e teve o financiamento do IRD.

Cartas Contra o Planeta é um jogo de cartas desenvolvido para ampliar o debate sobre as causas e as consequências da ação humana no clima. Este ano, o jogo foi apresentado no re:publica, festival internacional sobre cultura geek, tecnologia einovação social. O jogo conta com mais de 300 cartas que remetem a fenômenos ambientais e fatos históricos relacionados a eventos naturais e desastres ambientais, mas também ações mitigadoras e preservacionistas. E todas as cartas foram organizadas e sistematizadas por estudantes bolsistas no projeto de extensão.

Como funciona o jogo Cartas Contra o Planeta?
Os conteúdos das cartas retratam acidentes, catástrofes entre outros fenômenos antrópicos que impactam o meio ambiente. Mas também retratam iniciativas que buscam mitigar ou reverter os danos ambientais. Cartas Contra o Planeta é um jogo de estratégia multijogador colaborativo que apresenta os problemas que o planeta enfrenta com a atividade humana. As cartas estão separadas em oceanos, que são embaralhadas e colocadas para baixo no monte. Existem as Cartas Contra o Planeta (cartas brancas) e as Cartas a Favor do Planeta (cartas pretas). O jogo é baseado em pontuação e pautado na estratégia de retirar a carta de poluição da mesa. As Cartas a favor do Planeta devem mitigar o problema exposto na carta. Vence o jogo quando todas as cartas contra o planeta são retiradas da mesa. Juntos, os jogadores encarnam a Terra e viram cartas para mitigar a poluição causada no ar, no solo e nos oceanos. Cards Against the Planet é um jogo sobre o meio ambiente que obriga os jogadores a enfrentar as ameaças das mudanças climáticas globais.

O jogo é construído em licença Creative Commons (CC BY-SA 4.0) e pode ser baixado e compartilhado no site do projeto. Os desenvolvedores criaram um manual de como baixar e imprimir o jogo da sua própria casa ou escola. E como está em desenvolvimento, aguardam sugestões para melhoria da sua jogabilidade! Quer jogar contra a poluição e salvar o Planeta? Acesse: https://cardsagainsttheplanet.com/home/
A roda de conversa Cartas Contra o Planeta, divulgação da ciência e o desenvolvimento de jogos educativos ocorreu no dia 21/09, por meio do canal do Youtube. O bate-papo teve mediação da oceanógrafa e mestranda Sara Cavalcanti (Oceanografia/UFPE).

Sobre os idealizadores do jogo

Cristiano Lopes (perfil no LinkedIn)
Biólogo e coordenador de assuntos de extensão para o LMI Tapioca, um grupo de pesquisa e extensão em ciências do mar(UFPE,UFRPE e IRD França ) tem experiência em desenvolvimento de metodologias para o ensino de Biologia com ênfase em tecnologias emergentes, desenvolve aparatos sensitivos na área de internet das coisas e design web.

MSc. Ricardo Ruiz (perfil no LinkedIn)
Mestre em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável (UPE), pesquisador, palestrante e consultor brasileiro sobre a interseção da inovação, gestão e inclusão sociopolítica, Ricardo Ruiz possui 20 anos de experiência com projetos relacionados aferramentas digitais e direitos humanos no setor governamental, em cooperações internacionais de desenvolvimento e na academia.

Sobre o grupo de Pesquisa Tapioca
TAPIOCA é um grupo de pesquisa e extensão interdisciplinar que reúne pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da França (IRD). Saiba mais: https://tapioca.ird.fr/o-projeto/.