O Grupo de Pesquisas Infância e Educação na Contemporaneidade: estudos interdisciplinares/GPIEDUC vem desenvolvendo atividades de estudos e pesquisas em diversas temáticas relacionadas às questões das infâncias e sua educação em diferentes contextos, analisando a diversidade do modo de ser criança na contemporaneidade.
A III Jornada de Estudos das Infâncias tem como objetivo promover a divulgação e o debate de temáticas relacionadas a questões teóricas, conceituais e metodológicas das pesquisas sobre as infâncias desenvolvidas pelo GPIEDUC/FUNDAJ.
O tema central para a discussão nesse ano será “Infâncias, Crises e Emergências: a invisibilidade e a necessidade da garantia dos direitos fundamentais das crianças”, promovendo a reflexão sobre o grave momento que estamos vivenciando, enquanto experiência, talvez, mais globalizada que já ocorreu na História da humanidade.
Considerando que as crianças são as vítimas mais vulneráveis em qualquer situação de crise social, o GPIEDUC propõe discutir os efeitos do isolamento e da suspensão das aulas nas escolas nos cotidianos das crianças, na ocupação dos espaços públicos e na educação.
A jornada acontecerá em três sessões remotas de apresentação de resultados de pesquisa, com o convite ao público para pensar o que a pesquisa social tem a oferecer nesse momento difícil para todos, mas em especial para aqueles mais excluídos da sociedade.