JavaScript não suportado

 

Impactos da Covid no desenvolvimento de software é tema de artigo publicado por professor da UFRPE

A pandemia COVID-19 é considerada a calamidade global de saúde mais crucial do século. Isso impactou diferentes setores de negócios em todo o mundo e o desenvolvimento de software não é uma exceção. O  professor Paulo Silveira, do departamento de computação da UFRPE, teve um artigo publicado na maior revista científica da área de engenharia de software do mundo, a IEEE Transactions on Software Engineering(TSE) tratando do tema.

O estudo A Deep Dive into the Impact of COVID-19 on Software Development investiga o impacto do COVID-19 em projetos de software e profissionais de desenvolvimento de software. A pesquisa, liderada pelo Professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Eduardo de Santana Almeida, conduziu um estudo de repositório de software de mineração com base em 100 projetos GitHub desenvolvidos em Java usando dez métricas diferentes.

Em seguida, os pesquisadores entrevistaram 279 profissionais, de 32 países, de desenvolvimento de software para melhor compreender o impacto do COVID-19 nas atividades diárias e no bem-estar. Foram identificadas 12 observações relacionadas à produtividade, qualidade do código e bem-estar, tais como insônia, nível de estresse, felicidade e nível de interrupção.

Os resultados do estudo destacam que o impacto do COVID-19 não é binário (reduzir a produtividade vs. aumentar a produtividade), mas sim um espectro, pois muitas das observações, proporções substanciais de entrevistados têm opiniões diferentes uns dos outros.