Foi inaugurada, na última terça-feira (22/12), no Campus Dois Irmãos da UFRPE, a obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE 01) – Bicho Preguiça. O equipamento permitirá o tratamento dos resíduos oriundos do Restaurante Universitário e da rede de esgoto dos prédios da Zona 1, no Prédio Central, minimizando impactos ambientais. A Estação Bicho-Preguiça, que homenageia um dos animais silvestres presentes no campus, é a primeira de uma série de estações a serem instaladas nas diversas áreas da Instituição.
A cerimônia restrita contou com a presença do reitor, Marcelo Carneiro Leão, a diretora do Departamento de Logística e Serviços, Thamara Cabral, e o pró-reitor de Gestão Estudantil e Inclusão, Severino Mendes Junior, entre outros gestores institucionais.
A estação conta com tecnologia de tratamento de oxidação avançada com capacidade de tratamento de 200 m³/dia, geração mínima de resíduos e eficiência na remoção de carga poluidora. As instalações envolvem o sistema completo de tratamento, casa de máquinas, banheiro de apoio, cercamento e iluminação, pavimentação e conexões para drenagem de águas pluviais.
Segundo a diretora Thamara Cabral, atendendo a critérios legais e de sustentabilidade, a Estação é preparada para níveis de eficiência de tratamento acima de 80%. “Essa eficiência torna a estação uma fonte importante também para o desenvolvimento de estudos e projetos na Instituição. Alguns pesquisadores já entraram em contato para atuar no local através da pesquisa”, ressaltou.