Jornada do Dia da Terra promove mais de 140 ações em torno do cuidado com a Natureza

Imagem cor marrom claro com a logo Jornada Dia da Terra

A UFRPE e uma série de instituições que formam a Rede Dia da Terra promovem , entre os dias 4 e 30 de abril, a Jornada do Dia da Terra 2024. Serão mais de 140 ações com o objetivo de promover reflexões e soluções sobre o Cuidar da Natureza.

Com a participação de representações de organizações governamentais e não governamentais, povos e comunidades tradicionais, a Jornada visa a ampliar a visibilidade, conscientização e engajamento de segmentos sociais e do poder público na luta em defesa da conservação da natureza, em distintos biomas.

A programação conta com rodas de diálogo, oficinas, aulas abertas, exposições, apresentações, plantio de mudas, mutirão de limpeza, entre outras atividades, em diferentes municípios e estados do Nordeste, no meio urbano e rural, de forma descentralizada e autogestionária. A mesa de abertura acontecerá no dia 04/04, de forma online, às 15h, no canal do Youtube da UFRPE: www.youtube.com/UFRPE oficial /.

Entre as atividades estão o Curso Soluções baseadas na Natureza (SbN): ciência e técnica; o Seminário e Roda de diálogo: A problemática dos resíduos sólidos na sociedade; a oficina Aquaponia e Sustentabilidade; apresentação de Paredes produtivas com resíduos; Climate Expo ABA; Implantação do Banco de Sementes no Laboratório de Fitoterápicos do MST; e  Encontro de Mestres/Mestras de Culturas Populares e Universidades. Aspectos climáticos, preservação e conservação, agroecologia, aproveitamento de resíduos e diversos temas permeiam ações em assentamentos e estações ecológicas, debates e dinâmicas envolvendo a rede de instituições parceiras.

Metodologicamente a Jornada funcionará como uma rede interinstitucional e transetorial, onde cada instituição autonomamente propõe, divulga, executa e coordena atividades, visando a fortalecer o diálogo, o intercâmbio de conhecimentos e a realização de ações que contribuam para o cuidado com a Natureza.

MEMÓRIA

É a segunda edição do evento, que, em 2023, movimentou a UFRPE, incluindo o lançamento do Instituto Toró - Clima, Tecnologia e Cultura, por meio do qual biólogos, administradores, jornalistas, cineastas, ambientalistas e produtores culturais se comprometeram a fiscalizar se o poder público tem cumprido suas promessas e metas referentes ao meio ambiente.

Outro momento de destaque foi a realização de um dia de campo especial na Estação Ecológica de Tapacurá da UFRPE com estudantes indígenas e quilombolas, que fizeram diversas atividades como dinâmicas, trilha, plantio de mudas, exercícios, aula de biodiversidade e realizaram o ritual de abraço ao Curupira, tradicional escultura da Estação Ecológica.

O Dia da Terra foi celebrado pela primeira vez em 22 de abril de 1970, evento com participação de aproximadamente 20 milhões de pessoas e, devido ao sucesso, este dia foi declarado pelas Nações Unidas como a data para se celebrar a Mãe Terra e desde então vem sendo celebrada anualmente em diversos países.

Confira a programação completa em anexo.