Lançado livro Memórias da SBPC Regional de Pernambuco

divulgacao do livroAcaba de ser lançado, nesta quarta-feira (9/11), o livro Memórias da SBPC Regional de Pernambuco, organizado pela professora da UFRPE Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão e a professora da UFCG Rosilene Dias Montenegro.

A ideia da obra – vinculada à Editora Universitária da UFRPE – foi sistematizar os recortes da história institucional para contribuir no processo de visibilização e preservação da memória social.

O projeto iniciado a partir da problematização realizada pela secretária regional Maria do Carmo Figueredo Soares (UFRPE), biênio 2019-2021, sobre a história institucional. Este primeiro momento foi seguido por pesquisas de fonte primárias e secundárias, diálogos e escritas de depoimentos por secretários e secretárias regionais, diálogos com outras instituições e muito apoio do Centro de Memória “Amélia Império Hamburger”.

Para a professora Maria do Rosário, direcionar o olhar ao passado significa adentrar a compreensão das relações sociais e institucionais do presente e visualizar perspectivas futuras. “Relembrar coletivamente momentos e acontecimentos nos faz concordar com Ecléa Bosi que, em O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social, afirma que o passado reconstruído não é um refúgio e que a memória é uma fonte geradora do futuro, pois ela envolve o pertencimento coletivo e social”, ressalta.

São quase 72 anos de existência da Regional, um período em Pernambuco no qual foram consolidadas universidades públicas, entre elas a Universidade Federal de Pernambuco, a Universidade Federal Rural de Pernambuco, a Universidade de Pernambuco e os Institutos Federais de Pernambuco; a Facepe, Fundação de Amparo à Ciência de Pernambuco e o Espaço Ciência, todos momentos da história na qual a ciência evoluiu no mundo, no Brasil e nesse Estado do Nordeste brasileiro.

Conforme indica a apresentação do livro, ao arrolar fragmentos da memória coletiva em forma de capítulos, buscou-se compilar e estabelecer as relações entre a SBPC, em seus quase 72 anos de existência, no diálogo com o ambiente que envolve educação, ciência, tecnologia, inovação e cultura em Pernambuco. Buscaram-se, assim, registros até mesmo a partir de depoimentos, documentos e informações que, muitas vezes, não estão visibilizados pela memória e pela historiografia oficiais.

“Em síntese, foi dado um passo significativo no projeto de memória institucional da SBPC-PE, o qual fomenta, com esta publicação, o processo de preservação e divulgação da história desta regional. A escrita do livro serviu para fortalecer os vínculos de pertencimento a uma identidade institucional e a relação com outras instituições do Estado, do Brasil e do mundo”, enfatiza a professora Rosário.