Lançado o Instituto Coopera da UFRPE

grupo reunido do Dia da Terra com faixa do Instituto Coopera

A UFRPE acaba de ganhar um novo instituto, o Instituto Coopera. Lançado durante a Sessão Solene do Dia da Terra, na Fundação Joaqui Nabuco (Fundaj), o núcleo abrigará ações de ensino, pesquisa e extensão relacionadas às áreas de agricultura familiar e agroecologia e a de resíduos sólidos, reciclagem e meio ambiente.

Associativismo e cooperativismo, economia solidária, mudanças climáticas e meio ambiente, sustentabilidade e educação popular serão temáticas presentes nos projetos e iniciativas do Instituto Coopera.

reitor e horasa

A equipe do novo aparato da UFRPE é formada por docentes, técnicos e estudantes, sob a coordenação da professora Horasa Andrade, do Departamento de Educação. “Por tantas questões do trabalho precarizado, insegurança alimentar e exclusão na educação que surge o Instituto Coopera. A nossa motivação é o mundo do trabalho. Vamos trabalhar com as organizações coletivas, cooperativas, economia solidária, dar voz, vez e visibilidade a grupos excluídos socialmente, que não estão dentro do trabalho formal, dos processos educativos”, ressaltou a professora. “É muito bom colocar a educação a serviço da transformação e da esperança”, completou.

Eugenia, estudante de Ciências Sociais na UFRPE e atuante em projetos de resíduos sólidos com catadoras e catadores, destacou, em seu depoimento, a alegria de ver o Coopera tomando forma.  “Acompanhamos duas cooperativas e vemos como é importante esse contato com os povos e aprender com eles. A universidade pública é viva, atuante não só dentro, mas fora dos muros com o povo. Sempre tive o desejo de transformar a vida das pessoas e também ser transformada pelo que as pessoas trazem pra nós. Nesse Instituto, teremos oportunidade de ver outras formas de contrapartida ao capitalismo, com solidariedade, autogestão, em que as pessoas se organizam e têm maior qualidade de vida.”, destacou.

A estudante do Bacharelado em Agroecologia da UFRPE Malu, enfatizou: “Me sinto muito feliz, honrada e privilegiada, pq ele vem contribuído não só para minha formação, mas também como cidadã, trazendo valores como a igualdade, a solidariedade e a coletividade.”

O reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, lembrou de quando foi procurado por um grupo de professores com a ideia do instituto, e, muito trabalho depois, somando-se novos colaboradores, está sendo concretizada a criação, com resolução prestes a ser aprovada. “Não foi fácil, pois, numa universidade, também enfrentamos resistência quando pensamentos pessoais se contrapõem aos coletivos, mas, com muito esforço, estamos cumprindo a função na qual a universidade se completa, que é a de impactar as pessoas. O Instituto Coopera está dentro dos projetos de felicidade em que nos sentimos realizados ao fazer felizes pessoas que não conhecemos e jamais vamos conhecer”, sublinhou.