Lançamento de livro reúne representantes da UFRPE, Senado, Fadurpe e agricultura familiar

No dia 6 de maio, em evento realizado no anfiteatro do Centro de Ensino de Graduação da UFRPE – Sede Recife, aconteceu o lançamento do livro: “PARA ALÉM DA REFORMA AGRARIA”, do Advogado, Escritor, Ativista Político e Social e Coordenador da Via Trabalho Renato Carvalho. Ainda sobre o lançamento do livro, o professor Marcelo Carneiro Leão, Reitor da UFRPE, impedido de comparecer ao Evento, recebeu, posteriormente , o autor em seu Gabinete, ocasião em que lhe foi entregue um exemplar autografado.

A obra, produzida pela Editora da UFRPE com apoio da Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional (FADURPE), aborda uma outra visão, outro projeto de reforma agrária para o Brasil, posto que o modelo em uso, segundo o autor, carece de uma reavaliação, com um novo olhar crítico. A nova etapa exige que outras forças políticas e sociais sejam erguidas. A nova visão, diferente de outras correntes hegemônicas, indica a proposta de liberar a agricultura familiar e a reforma agrária do âmbito da Assistência Social, como prevalece nos dias atuais, colocando-a no rumo do Desenvolvimento Econômico. Por isso, a consigna de Ocupe Economia é algo que aponta este novo caminho.

Ofertar alimentos saudáveis na escala que a sociedade necessita somente será possível à agricultura familiar se ela desenvolver as suas forças produtivas elevando o seu padrão produtivo. Para tanto deve superar o círculo de ferro da subsistência e se elevar à condição de forças produtivas desenvolvidas sob um padrão de alta tecnologia. No Brasil o segmento da agricultura Familiar detém cerca de 90 milhões de hectares e quase 1 milhão de famílias assentadas. Para cumprir seu papel histórico será preciso passar a tratar suas terras como empreendimentos bem sucedidos dentro de uma
lógica socio-empresarial moderna. Eis a revolução social possível.

Comungando dessa visão, o Prof. Moisés Santana, Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Cidadania, representando o Reitor Marcelo Carneiro Leão no Evento, citou os avanços da UFRPE na atual gestão, com destaque para a construção da Política de Extensão, Cultura e Cidadania, de modo participativo e descentralizado, criando mais organicidade e transversalidade nas ações. Essas ações têm proporcionado o desabrochar criativo e inovadorde uma nova arquitetura formativa, em que as relações entre ensino, pesquisa, extensão e inovação assumirão novas possibilidades de interação, desenvolvimento transetorial e interinstitucional e relação transformadora e formativa com a sociedade.

Ressaltou, também, que a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania (PROExC) coordenou, junto com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e o Fórum das Licenciaturas um amplo processo participativo para a construção do Documento Base da Curricularização. Trata-se de um Documento consistente e de referência sobre a temática da Curricularização, que serviu como base para a consulta pública realizada para a escuta da comunidade acadêmica. Esta ocorreu em duas modalidades: presencial com a realização de quatro seminários, sendo três Unidades Acadêmicas e um na Sede; e, virtual para acolher sugestões e críticas.

As mobilizações e as reflexões geradas contribuíram para aprimorar o Documento Base e para a elaboração da minuta de resolução sobre a Inserção Curricular da Extensão na UFRPE, que foi aprovada pelo CEPE em 20 de dezembro de 2022 e encontra-se em plena vigência.