O Curso
O curso de Licenciatura Artes Visuais Digitais se enquadra na política de formação de professores habilitados para atuar no Ensino das Artes Visuais, no campo da Tecnologia, utilizada como meio de produção artística, e preparados para o desenvolvimento artístico e cultural do Brasil. O curso é oferecido na modalidade semi-presencial com aulas no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA e encontros presencias aos sábados.
Apresentação do curso para os novos alunos
Polos
Sobre o Curso
O estado de Pernambuco tem sua história, em particular o período recente a partir de meados do século XX, marcada pela rica produção artística, sobretudo no que tange as artes plásticas, o cinema e o artesanato. Do polo têxtil ligado ao campo da moda no agreste do estado à produção cinematográfica e à demanda por atividade de design do polo tecnológico da capital, é possível constatar que o ambiente demanda naturalmente vivência e consciência artística visual de seus cidadãos. Nesta perspectiva, e considerando contribuições fundamentais da arte para a formação humana e para o desenvolvimento da criatividade e sensibilidade, é imprescindível a presença na rede de ensino de docentes com formação específica para promover a educação artística e visual de crianças, jovens e adultos.
Um mapeamento de cursos ativos e com entrada regular feito a partir dos dados do Enade 2017 indica que o quantitativo de cursos de Licenciatura em Artes corresponde a menos de um terço das Licenciaturas em História, e que há sete vezes mais cursos de Licenciatura em Letras e doze vezes mais cursos de Licenciatura em Pedagogia. Assim, um curso de Licenciatura em Artes Visuais pode ser caracterizado como de grande relevância, considerando o papel fundamental que os educadores ocupam na construção de novos modelos sociais.
O curso de graduação em Artes Visuais deve ensejar, como perfil do formando, capacitação para a produção, a pesquisa, a crítica e o ensino das Artes Visuais, visando ao desenvolvimento da percepção, da reflexão e do potencial criativo, dentro da especificidade do pensamento visual, de modo a privilegiar a apropriação do pensamento reflexivo, da sensibilidade artística, da utilização de técnicas e procedimentos tradicionais e experimentais e da sensibilidade estética através do conhecimento de estilos, tendências, obras e outra criações visuais, revelando habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional na sociedade, nas dimensões artísticas, culturais, sociais, científicas e tecnológicas, inerentes à área das Artes Visuais.
Campo de Atuação Profissional
O licenciado deverá ser um profissional com condições de atuar nos seguintes campos de trabalho:
-
Docência na Educação Básica;
-
Coordenação de projetos e experiências educacionais desenvolvidas nos sistemas de ensino;
-
Gestão da escola;
-
Produção, planejamento e execução de eventos culturais de caráter educacional;
-
Mediação cultural em museus, mostras, exibições de arte e afins;
-
Atividade produtiva em criação artística voltada para a Educação;
-
Consultoria, assessoria e gestão cultural junto à órgãos, instituições e entidades de atuação relacionada à educação.
Perfil do Curso
O curso oferece a possibilidade de escolha de um perfil de formação entre os seis oferecidos, que compõem as disciplinas optativas. Após o primeiro período do curso, as turmas recebem orientações para a escolha de um perfil, sendo eles: Animação, Cinema, Design Gráfico, Fotografia, Ilustração, Moda e Geral.
A seguir apresentamos os perfis das disciplinas optativas do curso. Cada perfil possui 6 disciplinas optativas de 60 horas com um total de 360 horas de carga horaria.
Perfil Animação - O perfil oferece conhecimentos para trabalhar na confecção de arte digital, desenvolvendo nos alunos o entendimento dos processos de criação e produção de animações digitais, proporcionando assim, subsídios teóricos e práticos para trabalhar na indústria da animação.
Perfil Cinema - Esse perfil tem como objetivo proporcionar ao discente, conhecimentos relativos à produção de filmes, direção e montagem de roteiros. O aluno que optar por esse perfil, terá a oportunidade de desenvolver uma escrita criativa para produções cinematográficas além de obter conhecimento de técnicas áudio visuais, efeitos especiais e de produções.
Perfil Design Gráfico - O perfil tem o objetivo de desenvolver no aluno competências essenciais do design de comunicação, tais como: composição, forma, cor, tipografia, impressão, edição de texto, edição e impressão de Edição e Tratamento de Imagens para aplicação em múltiplos suportes e materiais e tipos de produto de design gráfico.
Perfil Fotografia - Saber operar a câmera fotográfica, compor, gravar imagens com qualidade e criatividade, compõem os conhecimentos básicos a serem trabalhados nas disciplinas desse perfil. Além disso, o aluno terá acesso a conhecimentos relativos a ações práticas dessa área.
Perfil Ilustração - O objetivo deste perfil é desenvolver a capacidade de interpretar ideias e conceitos com imagens através de soluções criativas. Nas disciplinas os alunos poderão experimentar algumas técnicas nas diversas etapas de produção, para criar trabalhos com ênfase no seu estilo pessoal.
Perfil Moda - Nesse perfil, o aluno terá a oportunidade de ter o conhecimento básico relativo ao universo da Moda. Desenhar e criar peças de diferentes estilos, além de pensar novos acessórios e figurinos.
Perfil Geral - Nesse perfil, o aluno terá a oportunidade de desenvolver um conhecimento amplo relativo a produção de conteúdos educacionais em diferentes campos de atuação no âmbito das artes visuais.
Documentos
3. PORTARIA GR-UFRPE Nº 208_2022 de 7-3-22 - Subst. Event. Coordenação LAV (1).pdf
3. PORTARIA GR-UFRPE Nº 207_2022 de 7-3-22 - Coordenação LAV (2).pdf
211.24-GR-DESIGNAR_ENCARGOS_PRO_TEMPORE-RAFAEL_PEREIRA_DE_LIRA-08.03-BGP-N.docx_.pdf
212.24-GR-DESIGNAR_SUBSTITUTO_EVENTUAL_ENCARGOS_PRO_TEMPORE-AMALIA_MARIA_DE_QUEI.pdf