JavaScript não suportado

 

Live debate ações formativas da Universidade Popular dos Movimentos Sociais

 

Dia 19 de agosto, às 19h, acontecerá uma conversa sobre o projeto de extensão: “Ações formativas da Universidade Popular dos Movimentos Sociais na parceria entre UFRPE, SERTA e EQUIP”. A live acontecerá no canal do Youtube do Curso de Ciências Sociais, no âmbito das atividades em comemoração dos 30 anos do curso na UFRPE (https://www.youtube.com/watch?v=365QojHb4VQ). O projeto de extensão, coordenado pela Professora Júlia Benzaquen do Departamento de Ciências Sociais, coloca em diálogo a UFRPE, o SERTA e a EQUIP, a partir de ações da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS). Dessa forma, na live, a Professora Júlia será mediadora e teremos a presença do Professor Jorge Correia Diretor da UAEaDTec, de Germano Barros do SERTA e de Joana Pereira da EQUIP.

A UPMS é um projeto que nasce da articulação de diferentes movimentos sociais e setores militantes da academia, no contexto dos primeiros anos do Fórum Social Mundial. É uma proposta intercultural de superação da dicotomia entre universidades e movimentos sociais e é parte de um movimento mais amplo de construção de educação popular com uma larga trajetória no continente latino-americano, onde o nome de Paulo Freire é uma referência. (http://www.universidadepopular.org/ ). 

Mais de 30 coletivos, organizações não governamentais, movimentos sociais, professores de universidades públicas, estiveram no agreste pernambucano, entre os dias 9 e 10 de dezembro de 2019, reunidos no Assentamento Normandia, onde funciona o Centro de Formação Paulo Freire (CFPF), na oficina da UPMS em Pernambuco (https://www.youtube.com/watch?v=ZqyWdl7PJk4). A oficina contou com a presença do intelectual que concebeu e impulsiona a proposta, o Professor Boaventura de Sousa Santos, catedrático que recebeu o título de Doutor Honoris Causa da UFRPE e da UFPE também em dezembro de 2019 (http://www.ufrpe.br/br/content/boaventura-de-sousa-santos-%C3%A9-o-novo-doutor-honoris-causa-da-ufrpe).

Na carta compromisso, firmada ao final da oficina, o coletivo da UPMS-Pernambuco se comprometeu a seguir realizando atividades político pedagógicas que seriam construídas de forma horizontal, respeitando os princípios e pautas dos movimentos e instituições envolvidas. (Carta de Normandia - http://www.universidadepopular.org/site/media/Cartas_dos_movimentos_sociais/Carta_de_Normandia.pdf).

Dessa forma, nas reuniões da UPMS em Pernambuco, já no ano de 2020, uma demanda foi apresentada pelo nosso parceiro, o SERTA (http://www.serta.org.br/inicial/ ). O Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA está se propondo a ofertar um Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia na modalidade Educação a Distância - EAD e precisava de formação para as suas-seus formadoras/es. A Escola Quilombo dos Palmares (EQUIP - http://www.equip.org.br/ ), outra parceira da UPMS, tinha em seu planejamento a execução de um curso de formação de educadores/as populares a distância, o que também demandava formação para  o uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Nesse sentido, foi feito o contato com a Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEaDTec) da Universidade Federal Rural de Pernambuco com um pedido de auxílio. A UAEaDTec acolheu prontamente a ideia e estimulou a formalização da parceria.

Venha conhecer mais sobre esse projeto! Na live será abordada a experiência da UPMS, se falará sobre Educação a Distância e também a respeito da história e da atuação da EQUIP e do SERTA. A partir disso se pensará as possibilidades que essa parceria e esse intenso diálogo entre universidade e movimentos sociais pode gerar.