Livro que aborda a indicação ambiental dos seres vivos será lançado no Dia da Terra

Durante esta semana que antecede o Dia da Terra, 22 de abril, um grupo formado por 31 estudantes e pesquisadores divulga à sociedade o lançamento do livro Decifrando os sinais dos seres vivos, organizado pelo Prof. Mauro de Melo Júnior, do Departamento de Biologia, e publicado pela Editora Universitária da UFRPE.

O livro surgiu durante a realização de uma disciplina de pós-graduação (Bioindicadores Ambientais, ofertada pelos Programas de Pós-graduação em Biodiversidade/PPGBio e em Biodiversidade e Conservação/PPGBC, ambos da UFRPE), quando as aulas estavam sendo ministradas no formato remoto, por causa do período de isolamento social. A ideia deste livro é atingir a sociedade como um todo, sobretudo aquela parcela inserida no contexto escolar (professores e estudantes do Ensino Básico), mas graduandos de Biologia e áreas ambientais, em períodos iniciais, também podem usufruir das informações contidas no livro.

Com dois prefácios, escritos por uma cientista (Profa. Eneida Eskinazi Sant'Anna, da Universidade Federal de Ouro Preto) e por uma jornalista (Verônica Falcão), o livro possui uma linguagem acessível à população em geral e trata-se de uma contribuição da pós-graduação da UFRPE para a sociedade. As orelhas do livro possuem texto da Profa. Maria Teresa Buril, coordenadora, na época da idealização do livro, do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade (UFRPE).

A maior parte dos 31 autores e co-autores é composta por estudantes dos Programas de Pós-graduação em Biodiversidade (UFRPE/Recife), em Biodiversidade e Conservação (UFRPE/Serra Talhada), em Entomologia (UFRPE/Sede), em Etnobiologia e Conservação da Natureza (PPGEtno/UFRPE e outras instituições), em Estatística (PPGE/UFRPE), em Oceanografia (PPGO/UFPE), em Ciências Biológicas (PPGCB/UFPE) e em Ecologia e Recursos Naturais (UFSCar). Também fazem parte alguns graduandos em Licenciatura em Ciências Biológicas (UFRPE) e docentes do Departamento de Biologia e Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal, da UFRPE, Departamento de Oceanografia da UFPE, Campus Mata Norte da UPE, Núcleo de Ecologia Aquática e Pesca da UFPA e Departamento de Ciências Biológicas da UEMA.

O livro Decifrando os sinais dos seres vivos

Ao folhear as mais de 180 páginas virtuais do livro, o leitor poderá entender como a Ciência trabalha o processo da bioindicação. São dez capítulos sobre como os cientistas conseguem interpretar os sinais que os seres vivos emitem sobre a qualidade do nosso Planeta. Alguns capítulos trazem os conceitos e tipos dos bioindicadores, bem como as formas como os cientistas interpretam os seres vivos indicadores da qualidade dos solos, florestas, ecossistemas de água doce e marinhos, e da vida urbana. Este livro traz ainda um capítulo (último) com dicas e o passo-a-passo de como um jovem estudante do Ensino Básico pode ser um pesquisador de bioindicadores por um dia. O livro possui ainda um mascote carismático (Ciclopinho), que surge para apresentar e resumir cada um dos dez capítulos.

Todas as ilustrações são originais, carinhosamente criadas pela licenciada em Ciências Biológicas e egressa da UFRPE, Karina Lizandra Rocha de Figueirêdo (criadora do Ciclopinho), e pelo biólogo formado pela UFPE, Kaio Henrique Farias da Silva (capas e demais ilustrações). A avaliação científica e de linguagem do texto contou com a participação de 22 cientistas doutores, de 14 instituições públicas de ensino e pesquisa, além de três estudantes universitários e de uma jornalista experiente em divulgação científica (Verônica Falcão). A diagramação contou com a criatividade e imaginação inicial de Yago Araújo de Melo, e a finalização de Alef Jonathan da Silva e Kaio Henrique Farias da Silva.

Resumo do livro: Todos os seres vivos podem, potencialmente, transmitir algum sinal e os cientistas costumam utilizá-los como indicadores da qualidade ambiental. Neste livro, você poderá entender como a Ciência faz para entender os fenômenos e os impactos que vem ocorrendo no nosso Planeta. A linguagem de Decifrando os sinais dos seres vivos é simples e adaptada para o grande público, ao mesmo tempo em que o conhecimento científico é mantido como a essência das informações abordadas pelos autores.