Mais de 350 estudantes formados pela UFRPE celebraram colação de grau no Centro de Convenções

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) celebrou, no dia 27 de setembro, às 17h, a Colação de Grau Unificada dos cursos de graduação do Campus Sede (Dois Irmãos) e das Unidades Acadêmicas do Cabo de Santo Agostinho (UACSA); e da Educação a Distância (UAEADTec), referente ao 1º semestre de 2021, e 1º semestre de 2022 (UAEADTec), respectivamente.

A solenidade ocorreu no Teatro Guararapes do Centro de Convenções, em Olinda – PE, e contou com a presença da administração superior; diretores(as) gerais das unidades acadêmicas; diretores(as) dos departamentos acadêmicos; coordenadores(as) dos cursos de graduação; paraninfos(as) e patrono(nesses); professores(as), servidores(as) e técnicos(as) homenageados(as); além dos(as) formandos(as), e seus(suas) respectivos(as) padrinhos/madrinhas e convidados(as).

Ao todo, foram mais de 350 concluintes, distribuídos em 35 cursos (bacharelados e licenciaturas) do campus Dois Irmãos/Recife, UACSA e UAEADTec, que receberam do reitor, Marcelo Brito Carneiro Leão, o grau superior.

Em seu discurso, o reitor sensibilizou os(as) novos(as) profissionais a se comprometerem com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, além de defender a importância da educação como um direito de todo(a)s, devendo ser assegurada em uma conjuntura sociopolítica. “Lutemos para que a educação e a ciência sejam políticas públicas de Estado, permanentes e com fortes investimentos. A universidade brasileira não é para alguns apenas, como foi dito pouco tempo atrás. A universidade é para todas e todos. A universidade é para vocês, e para todas as pessoas deste país”, enfatizou.

O discurso da oradora, Naylis Carla Nogueira dos Santos Paz, concluinte do curso de Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec), reforçou a relevância que o acesso à universidade pública possui: “Não somos mais aqueles alunos calouros a descobrir novas possibilidades, hoje somos formandos e com alto grau de responsabilidade iremos devolver para sociedade aquilo que nos foi concedido com muito apreço e dedicação, por todos que compõem a Universidade e fazem dela, um espaço de permissão de acessibilidade, construção da ciência e de transformação de vidas. Estudar requer de nós foco, determinação e metas, só por meio dos estudos, teremos a oportunidade de novos paradigmas e de resignificarmos o compreender do mundo e de tudo que nos cerca”, afirmou.

A paraninfa, professora Rosângela Cely Branco Lindoso, do curso de Licenciatura em Educação Física, também fez seu discurso representando os(as) demais paraninfos(as), expressando sua felicidade pelos(as) novos(as) profissionais formados(as) pela UFRPE, além de defender a ciência e as universidades. “A Universidade como instituição se define como crítica, isto é, como um lugar permanente de retomada, de reavaliação dos seus fundamentos, de seus pressupostos, o que implica a liberdade perante o já estabelecido. Sabemos que passamos períodos recentes de negação da ciência, e a universidade é o lugar de construir ciência, de construir conhecimento (...) então nós temos muito trabalho para refazer tudo isso”, salientou.

Confira abaixo algumas imagens da Colação de Grau Unificada da UFRPE.

público formaturareitor

mesa diretoraformandos com diplomas