Chega ao fim um ano difícil, inesperado e desafiador. Um ciclo de transformações impostas por uma ameaça aparentemente pequena, mas tão forte, que levou tantas vidas, alterou a estrutura familiar, social e emocional de cada um e cada uma. Também mudou a rotina de instituições como a nossa, que, apesar de tudo, não parou.
Ao contrário, somamos esforços, nos reinventamos, refletimos, ouvimos e nos expressamos, compartilhamos, decidimos, transformamos, ousamos, ajudamos, trabalhamos – e muito! Junto com outras instituições, vivenciamos a ciência de maneira latente, com a pesquisa, o ensino em suas possibilidades versáteis nos novos tempos, a extensão no diálogo com a sociedade.
Apesar das perdas, a UFRPE segue viva, enfrentando a pandemia de Covid-19 com a produção coletiva do conhecimento, o trabalho edificante, a ação solidária e a informação qualificada, que salvam vidas e trazem esperança de dias melhores.
Com esse sentimento de fé num futuro melhor, desejamos que se cuidem, se fortaleçam, ampliem a consciência, os horizontes e a capacidade de olhar para si e para o próximo com mais empatia, respeito, responsabilidade e amor.
Que saibamos nos abraçar a distância – ainda necessária e fundamental – e enfrentarmos juntos os desafios vindouros e as vitórias esperadas.
Muita paz a todas e todos!
Marcelo Carneiro Leão – reitor
Gabriel Rivas – vice-reitor