No Recreio podcast divulga último episódio da primeira temporada

No último episódio da primeira temporada do podcast No Recreio, a professora Dra. Dayana Lima (UFPB) pergunta ao professor Luiz Felipe de Alencastro (Universidade Sorbonne (França) / Fundação Getúlio Vargas) sobre as repercussões da independência do Brasil nas redes comerciais produtoras e exportadoras de escravos na África. A pergunta da professora Dayana foi gravada no ano passado, quando ela ainda era professora da Educação Básica no Instituto Federal de Floresta/PE e no SESC Pernambuco.

O professor Luiz Felipe de Alencastro é um dos mais respeitados historiadores brasileiros. Sua obra mais conhecida é "O trato dos viventes: Formação do Brasil no Atlântico Sul". Além de ser um grande intelectual público e formador de opinião, atualmente mantém responsabilidades profissionais com a Sorbonne e outras instituições internacionais, sendo também Coordenador do Centro de Estudos do Atlântico Sul e professor titular da Escola de Economia de São Paulo – Fundação Getúlio Vargas.

Na sua conversa conosco, sem querer (e sem conhecer), articulou a maioria dos episódios desta primeira temporada. Este episódio está sendo lançado agora, por diversas razões, mas, a principal delas, tem a ver com a nossa proximidade à data do 13 de maio. Somos herdeiros e herdeiras das lutas históricas contra e a favor dos interesses escravistas em três continentes! Ainda temos muita luta (social, política e cultural) pela frente para eliminarmos, definitivamente, a perspectiva escravista de mundo (porque é disso que se trata, de uma perspectiva de mundo). Comemoremos sim, como uma conquista (arrancada, a duras penas, da classe senhorial) o nosso 13 de maio!

Se tiverem alguma dúvida, vocês podem ir ao nosso site e encontrar mais informações por lá. E por favor, nos ajudem a divulgar essa iniciativa!

Escutem, reflitam, divulguem nossa iniciativa. Essa é uma ação de extensão das Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco. Foi uma alegria ter estado com vocês. Até a próxima temporada.

Escute:

Visite nosso site: www.norecreiopodcast.wordpress.com